Dividimos essa série sobre PCO (Pesquisa de Clima Organizacional) em dois artigos. Nesta segunda parte saiba formas de aplicar essa ferramenta.
A PCO é uma ferramenta de gestão de pessoas que pode ser muito útil, mas você sabe como pode aplicar essa pesquisa? Temos algumas alternativas que podem se encaixar na sua empresa.
Dicas para realizar a Pesquisa de Clima Organizacional
Aplicação de questionário
A pesquisa geralmente é aplicada aos funcionários por intermédio de um questionário de perguntas com respostas alternativas ou de afirmações a serem marcadas com “sim” ou “não”.
Entrevistas internas
Também é possível que o gestor de RH realize a pesquisa entrevistando os colaboradores individualmente, mas isso só é viável quando a empresa não tem um quadro funcional extenso.
Importante que não haja a necessidade de identificação do funcionário no caso do questionário, muito menos a obrigatoriedade de participação na entrevista.
Terceirizar a PCO, se necessário
Caso a empresa não disponha de mão de obra para a realização da pesquisa de clima, é possível buscar ajuda de um consultor de RH ou ainda contratar os serviços de empresas de softwares especializados em gestão de pessoas.
Esses levantamentos serão dados importantes
Os dados devidamente coletados e interpretados viram relatórios gerenciais. Interessante que os relatórios contenham sugestões para solucionar as dificuldades apresentadas. Após o trabalho feito, caberá à empresa analisar as ações sugeridas pelos entrevistados.
Alguns pontos relevantes para a empresa:
Aplicar a pesquisa de clima organizacional na sua empresa é um dos caminhos para o seu sucesso.