De acordo com um relatório da AdDuplex, uma rede de desenvolvedores de aplicativos para Windows, o novo sistema operacional da Microsoft chegou a 16,5% dos 66 mil PCs pesquisados em janeiro. Desse total, 0,4% são usuários do Windows 11 Insiders, uma espécie de versão beta do sistema, que disponibiliza atualizações mais cedo aos PCs.
LEIA MAIS: Microsoft apresenta o novo Windows
Na comparação com o relatório de novembro do ano passado, o Windows 11 conseguiu dobrar seu índice, que era de 8%. No entanto, o sistema ainda está longe de alcançar seu antecessor, o Windows 10, que corresponde a 83,5% dos PCs pesquisados. Só as versões mais recentes da plataforma alcançam mais da metade dos computadores. Enquanto a M21U, do primeiro semestre de 2021, tem 28,6%, e a O20U, do segundo semestre de 2020, está em 26,3% dos computadores.
A dificuldade do Windows 11 aumentar sua base instalada pode estar nos requisitos técnicos de instalação. Mesmo a atualização sendo gratuita, computadores que não atingem o necessário não podem receber o sistema, deixando até PCs mais modernos de fora. Veja as características necessárias:
Lançado oficialmente em 5 de outubro, o novo sistema operacional não alcançou nem quatro meses de existência, o que também explica o porquê ainda não conseguiu chegar em muitos computadores. O desafio da Microsoft agora é mostrar os benefícios do Windows 11 e atrair mais usuários para a plataforma.
Entre as novidades do sistema, estão:
A Microsoft tem enviado notificações para os computadores com Windows 10 que são capazes de realizar a migração para o Windows 11. No entanto, para aqueles que querem conferir se podem fazer a atualização, a empresa disponibilizou um app que faz a verificação da possibilidade de migração. Ele está disponível no final da seguinte página.
Os usuários precisam confirmar se as configurações técnicas de seus PCs são compatíveis com o Windows 11. Caso não forem e ele tente instalar do mesmo jeito, é possível que ele perca dados de seu computador.
Isso acontece porque o sistema operacional exige um chip TPM (Módulo de Plataforma Confiável, em português) 2.0 e da UEFI (Interface Unificada de Firmware Extensível, em português). As duas ferramentas atuam na segurança das informações do computador e precisam estar ativadas quando a atualização for instalada, senão os dados podem ser perdidos.