Pernambuco decide atrasar pagamentos do 13º do Bolsa Família

Pernambuco decide atrasar pagamentos do 13º do Bolsa Família

Em Pernambuco, 13º do Bolsa Família é uma lei estadual, mas até agora o Governo do estado não pagou o adicional

Estava previsto para este mês de fevereiro o pagamento do 13º salário para os usuários pernambucanos do programa Bolsa Família. No estado, este adicional é lei, e precisa ser pago todos os anos pelo governo vigente. Normalmente, as liberações do bônus acontecem na folha de pagamentos do mês de fevereiro.

Nesta segunda-feira (13), o Governo Federal iniciou as liberações da nova rodada do Bolsa Família, mas para a surpresa dos usuários de Pernambuco, o adicional do 13º não foi depositado. Deputados estaduais de oposição cobraram o saldo para a governadora Raquel Lyra (PSDB), que assumiu o cargo no último mês de janeiro.

“Eu pretendia fazer um discurso mais propositivo, mas neste momento de atraso do 13º para pessoas tão necessitadas começo a me preocupar com o que a governadora vai fazer com programas como Chapéu de Palha, PE Conduz e Mãe Coruja, criados na gestão do PSB”, disse o deputado estadual Sileno Guedes (PSB) em entrevista.

“Esta casa (Assembleia Legislativa) aprovou em 2019 uma lei criando a 13º parcela do Bolsa Família. O pagamento aconteceu nos anos de 2020, 2021 e de 2022, sempre começando em fevereiro. Para surpresa nossa, hoje (segunda, 13) está iniciando o pagamento do Bolsa Família do Governo Federal e a gente não viu notícia sobre o 13º salário”, seguiu ele.

Segundo Guedes, o Governo do estado de Pernambuco tem dinheiro para fazer estes pagamentos, porque a gestão anterior teira deixado o espaço no orçamento. Ele disse ainda que os usuários do Bolsa Família passaram o ano de 2022 cumprindo requisitos para receber o saldo extra, e agora não estão conseguindo receber nada.

O que diz o governo local

Em nota enviada para a imprensa, o Governo de Pernambuco disse que não vai deixar de pagar o 13º para usuários do Bolsa Família. Contudo, a gestão afirma que será preciso realizar uma espécie pente-fino nas contas do benefício antes de reiniciar estas liberações.

Este procedimento estaria sendo realizado pelo Governo do estado de Pernambuco, em parceria com a Controladoria Geral do Estado (CGE) e a Secretaria de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional.

Deste modo, é possível dizer que os pernambucanos que fazem parte do Bolsa Família estão passando por dois processos de pente-fino ao mesmo tempo. Um deles está sendo comandado pelo Governo do estado e outro pelo Governo Federal neste mês de fevereiro.

“O Governo do estado reforça o compromisso com os milhares de pernambucanas e pernambucanos que têm direito a receber a 13ª parcela do Bolsa Família e garante que o benefício será pago às famílias em situação de vulnerabilidade social”, diz a nota do Governo de Pernambuco.

13º do Bolsa Família

Do ponto de vista nacional, não existe a previsão de pagamentos de um 13º salário para os usuários que fazem parte do Bolsa Família. Em 2019, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) chegou a pagar este adicional de final de ano, mas o fato é que ele não repetiu os repasses nos anos seguintes do seu mandato.

No Congresso Nacional existem alguns projetos em tramitação que pretendem criar o 13º salário nacional para todos os usuários do Bolsa Família. É possível que tais documentos entrem em discussão nom Planário ainda este ano.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?