Pente-fino do INSS pode destravar benefícios e liberar requerimentos parados
Já ouviu falar do novo pente-fino do INSS? Ele poderá adiantar a fila de pedidos pendentes há mais de 45 dias – prazo oficial para resposta a requerimentos. Segundo o INSS, a revisão, instituída via medida provisória do governo Jair Bolsonaro e convertido em lei pelo Congresso “prevê, além do pente-fino nos benefícios com indícios de irregularidade, também a análise de todos os benefícios com processos parados há mais de 45 dias”, sendo que, requerimentos mais antigos terão prioridade na análise.
Hoje, o tempo de resposta a pedidos de aposentadoria é de cinco meses, em média.
VALE LEMBRAR: Os segurados que estão esperando pelo benefício do INSS não perdem dinheiro, pois quando a renda é liberada, paga os atrasados desde a data em que o pedido foi feito.
Para aumentar a capacidade de análise e também revisões de processos, o programa prevê pagamento de bônus aos servidores que trabalharem fora do expediente normal. A bonificação vai ser de R$ 57,50 por processo. Haverá também um pente-fino nos benefícios por invalidez e auxílios-doença, sendo que a bonificação para os médicos peritos será de R$ 61,72 por perícia.
Porém, para dar início ao pente-fino, o governo precisa de autorização do Congresso para incluir no Orçamento a previsão dos gastos com bônus.
De acordo com especialistas, a aceleração da liberação de benefícios não é grande motivo de entusiasmo. “Houve um tempo em que ainda adiantava recorrer à corregedoria do INSS, mas nem isso funciona mais porque todos os setores estão sobrecarregados”, diz o advogado Átila Abella.
E é comum ver segurados do INSS reclamando da demora nas respostas aos pedidos de benefícios. Especialistas em Previdência e até o próprio INSS atribuem a culpa à falta de funcionários.
Saiba como realizar pedidos de revisão do INSS pela internet ou telefone
Os pedidos de revisão de valor do benefício, de recursos e de cópia de processos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) poderão ser feitos apenas pela internet, no ‘Meu INSS’, ou pelo telefone, discando o número 135. A mudança faz parte do projeto de ampliar a oferta de serviços digitais do INSS.
A estimativa do órgão é que atualmente esses serviços levem mais de 70 mil pessoas por mês às agências. Com as solicitações feitas pela internet ou telefone, o INSS espera melhorar o atendimento ao público e poupar trabalho e gastos aos cidadãos que precisam se descolar em busca de uma agência do instituto.
A Central de Serviços Meu INSS é uma ferramenta criada para facilitar a vida dos segurados. O Meu INSS é acessível por meio de computador ou celular. O segurado acessa e acompanha todas as informações da sua vida laboral (ou seja, sua história de trabalho) como dados sobre contribuições previdenciárias, empregadores e períodos trabalhados.
Para utilizar esses serviços é necessário se cadastrar e obter senha no próprio site. Os cadeados na página indicam quais os serviços precisam de senha. Em caso de dúvida, é possível ligar para o número já informado, o 135.
O site também disponibiliza serviços que não precisam de senha, como o agendamento para dar entrada em benefícios no INSS e marcação de perícia médica.
A senha inicial para acessar o Meu INSS também pode ser conseguida diretamente pelo serviço de internet banking de algumas instituições bancárias: Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Itaú, Mercantil do Brasil, Sicredi, e, em breve, outros.
Outros serviços disponíveis
Conheça os serviços do Meu INSS:
Aposentadorias Urbanas
Salário Maternidade
Extrato Previdenciário (CNIS)
Simulação de Tempo de Contribuição
Agendamentos/Requerimentos
Histórico de Crédito de Benefício
Carta de Concessão
Agende sua Perícia
Resultado de Perícia
Extrato de Empréstimo Consignado
Extrato de Imposto de Renda
Consulta Declaração – Consta/Nada Consta
Consultar Revisão de Benefício – Artigo 29
Encontre uma agência
DRSCI – declaração para o Contribuinte Individual
Alterar Dados de Contato
Cadastre-se
Para fazer o cadastro no Meu INSS, é preciso CPF, nome completo, data e local de nascimento e nome da mãe para gerar um código de acesso provisório. Depois, o segurado deve fazer login, com a senha provisória. Logo em seguida, aparecerá mensagem para que o cidadão crie sua própria senha, que deve ser: alfanumérica, (Exemplo: Seguranca1).
Em caso de dúvidas ou dificuldade no acesso, o cidadão pode ligar para a Central 135 ou se dirigir a uma agência, sem necessidade de agendamento. Brasileiros no exterior também conseguem acessar o Meu INSS.