Pensamentos criativos e de resolução de problemas: Como estimular?
Os pensamentos criativos e de resolução de problemas são essenciais na carreira de qualquer pessoa. É através deles que conseguimos desenvolver novas ideias e oportunidades de negócios que são relevantes.
Porém, nem sempre nos sentimos os mais criativos de todos. Como agir nesse tipo de situação? Como atuar diante de um momento em que a criatividade parece desaparecer?
Neste texto nós trouxemos algumas dicas práticas que podem ajudar você a ser mais criativo. Acompanhe!
Como estimular os pensamentos criativos e de resolução de problemas?
Para estimular os pensamentos criativos e de resolução de problemas é preciso estar em contato com o novo, dia após dia.
Se entramos na zona de conforto e não aprendemos ou vemos nada de diferente, como que o nosso cérebro poderá criar novas conexões? Inviável, não é mesmo?
Por isso, atente-se às possibilidades de incluir novas ideias na sua mente:
1. Converse com pessoas de outros setores
Conversar com os seus colegas de trabalho, que trabalham ao seu lado, é algo simples e básico. Mas conversar com pessoas de outros setores pode ser uma excelente forma de estimular os pensamentos criativos e de resolução de problemas.
Claro que você não precisa ficar o tempo todo no “pé” do seu colega do outro setor, porém, aprender algumas coisas, conversar sobre algumas atividades e ouvir o que ele tem a dizer, de vez em quando, é bem valioso.
2. Assista conteúdos diferentes dos quais você está habituado
Possivelmente, você tem o costume de assistir o mesmo gênero de filme, o mesmo tipo de documentário e os mesmos programas de televisão. Inclusive, pode ter aquela lista de canais favoritos no YouTube.
No entanto, se você quer estimular os pensamentos criativos e de resolução de problemas, que tal investir em algo que você não está habituado?
Ouça novas ideias, assista novos filmes, descubra novas possibilidades.
3. Busque ler conteúdos novos e diferentes
Assim como assistir coisas diferentes é interessante, ler também é. Fuja da mesmice e encontre livros que possam abrir a sua mente e lhe ensinar algo novo e diferenciado todos os dias.
4. Experimente novas atividades e hobbies
Experimenta novas práticas e atividades no seu dia a dia. Esse tipo de experiência promove novas conexões em nosso cérebro, uma vez que aprendemos algo novo e estamos nos divertindo com alguma coisa completamente diferente.
5. Escute o que as pessoas pensam – mas sem julgar
Pratique a escuta ativa no seu dia a dia. Desse modo você conseguirá entender o ponto de vista alheio, além de absorver novos insights a cada dia. E tudo isso poderá lhe ajudar a ter mais pensamentos criativos e de resolução de problemas.
6. Aprenda uma nova habilidade de maneira recorrente
Aprender é fundamental para estimular o nosso cérebro e sair da mesmice mental. Por isso, comece a pensar em quais habilidades você gostaria de aprender e invista nos novos conhecimentos.
Pode ser algo mais simples, como cozinhar um prato específico, ou mais complexo, como programar um aplicativo. Você é quem escolhe, desde que sempre estimule o seu cérebro com novos conhecimentos.
Viu só como é possível de ter mais pensamentos criativos e de resolução de problemas? 😉