Saúde e Bem Estar

Pedir demissão sem estresse – Como fazer isso?

Saber como pedir demissão sem estresse parece uma realidade longe demais para você? A sensação que você sente é de que isso gerará conflitos e grandes desconfortos? Então, primeiramente respire fundo.

Sabemos que pedir demissão não é a atividade mais “prazerosa” do mundo, mas também não precisa ser a pior de todas. Algumas medidas, simples, podem lhe ajudar a tomar essa atitude de forma mais tranquila.

Quer saber quais são essas ações? Então continue lendo nosso conteúdo. 😉

Como pedir demissão sem estresse?

Antes de qualquer coisa, sugerimos que você não siga as nossas dicas como se elas fossem um roteiro engessado. Ou seja, não tente parecer quem você não é.

Apenas considere os nossos apontamentos como sugestões de como você pode agir neste momento delicado, ok?

Dito isso, vamos às dicas:

1- Converse com o seu líder direto

O primeiro ponto que deve ser levado em conta é com relação a quem saberá da sua demissão, por primeiro.

Comunicar o líder/chefe direto é de suma importância para demonstrar consideração e empatia pelo mesmo.

Ir diretamente ao RH e só depois conversar com o chefe poderá demonstrar uma falta de respeito, para algumas pessoas.

Por isso, comunique-se com o seu chefe antes de dar entrada em seu pedido de demissão formal.

2- Apresente o motivo pelo qual você está pedindo demissão, mas sem ser irônico ou abrir toda a sua vida pessoal

É de bom tom você apresentar o motivo pelo qual está pedindo demissão. Porém, aqui vale alguns apontamentos importantes:

  • Não seja irônico. Se o motivo é algum desconforto com a empresa, fale sobre isso de maneira respeitosa, e não sarcástica.
  • Se o pedido surge de algo muito pessoal, apenas diga que é por conta de questões pessoais! Você não precisa abrir a sua vida para pedir demissão sem estresse.

3- Aponte pontos positivos e negativos sobre o trabalho

Falar sobre os fatores positivos que você viveu na empresa pode ser bem interessante. Da mesma maneira, um feedback negativo – bem feito – também pode ser atrativo. Mas lembre-se, tudo com respeito, ok?

4- Se você se sentir à vontade, agradeça à oportunidade de trabalhar ali

Se você acha que o trabalho foi importante para você e que, de alguma forma, lhe ensinou algo, agradeça a oportunidade. Considere ser sincero aqui, se quiser pedir demissão sem estresse.

Ou seja, nada de querer agradecer por algo que você tem a impressão de que só lhe prejudicou (psicologicamente, por exemplo). Você não é obrigado a agradecer por algo que, na verdade, causou malefícios para você.

Por isso, agradeça apenas se for um agradecimento sincero. Afinal, a outra pessoa saberá se você está apenas cumprindo um protocolo, ok? Seja sincero aos seus sentimentos.

Pedir demissão pode evitar o esgotamento mental

Não tenha medo de pedir para se desligar. Como vimos neste texto, é possível pedir demissão sem estresse, desde que você tome essa decisão. Caso contrário, o esgotamento mental poderá se tornar um problema.

Afinal, aceitar permanecer em um local “ruim”, apenas por medo de solicitar a saída, pode ser algo desgastante e muito prejudicial à saúde mental. Cuide de você!