Recentemente, a PC DF (Polícia Federal do Distrito Federal) recebeu a autorização para prosseguir com seu concurso público.
Nesse sentido, então, trata-se do certame para preencher vagas de cargos administrativos. Isso ocorreu a partir da publicação de uma portaria pelo governador Ibaneis Rocha, na última terça-feira, dia 22 de março.
De acordo com este documento, portanto, a PC DF possui o aval para que se renove a área de apoio. Além disso, também foi possível ter ideia da quantia de vagas, junto de quais serão os cargos concorridos.
Veja também: Concurso PM GO 2022 tem banca ratificada
Desse modo, serão mais de 700 vagas, ou seja, 260 imediatas e 480 para o cadastro de reserva.
O que diz a portaria do governador?
Confira, então, o que a Portaria de número 94/2022 indica.
Antes de tudo, o documento dá “competência à Polícia Civil do Distrito Federal para realizar concurso público”.
Desse modo, o certame teria o objetivo de preencher “vagas para o cargo de Gestor de Apoio às Atividades Policiais Civis e de Analista de Apoio às Atividades Policiais Civis da Carreira de Gestão de Apoio às Atividades Policiais Civis do Distrito Federal”.
Ademais, o documento também deixa claro qual será a quantidade de vagas para cada caso. No entanto, é importante lembrar que estas vagas devem respeitar a disponibilidade orçamentária e financeira do ente e do período em que o edital for lançado.
Quais serão os cargos para o administrativo da PC DF?
Indo adiante, segundo a portaria do governador, a quantidade de vagas imediatas que estão autorizadas para se preencher é:
- 60 vagas imediatas para o cargo de Gestor de Apoio às Atividades Policiais Civis
- 200 vagas mediatas para o cargo de Analista de Apoio às Atividades Policiais Civis
Ademais, o documento também autoriza a formação de um cadastro de reserva, ou seja, de candidatos que poderão ser chamados no futuro:
- 180 vagas para o cadastro reserva ao cargo de Gestor de Apoio às Atividades Policiais Civis
- 300 vagas para o cadastro de reserva ao cargo de Analista de Apoio às Atividades Policiais Civis
Contudo, ainda não é possível saber se cada cargo terá exigência de nível médio ou superior. Nesse sentido, será necessário aguardar pela efetiva publicação do edital.
É possível analisar por meio de processos anteriores, no entanto, que as chances são de um cargo se destinar a quem possui nível médio e o outro para candidatos com formação superior.
PC DF deverá prosseguir com o certame
Outro ponto que a portaria deixa claro é a responsabilidade da própria Polícia Civil do Distrito Federal para prosseguir com o concurso.
Isto é, o governo distrital delega à PC DF as competências para que ela possa realizar os atos necessários dentro da organização do concurso. Assim, isso envolve, por exemplo, a contratação da banca organizadora, dentre outros.
Desse modo, o governo acabou por responder um pedido da própria PC DF, em ofício à Secretaria de Economia.
Veja também: Contrato com o Cebraspe em concurso POLITEC RO 2022 é publicado
No ofício, a PC solicitou a delegação da “competência à Polícia Civil do Distrito Federal para realização do referido certame, uma vez que tal providência se mostra necessária para a continuidade do processo e conveniente do ponto de vista prático, já que é do interesse da corporação a realização do certame em razão das peculiaridades da carreira de Gestão de apoio às Atividades Policiais Civis”.
Então, a portaria indica que “todos os procedimentos, informações e atos relativos à gestão do concurso passam a ser de responsabilidade da Polícia Civil do Distrito Federal, inclusive após a homologação do resultado final do certame.”
DF tem a autorização para outros concursos
Além deste concurso para Gestor e Analista da PC DF, o governo distrital vem autorizando outros concursos importantes.
Nesse sentido, no início do ano de 2021 houve a autorização de concursos para 14 carreiras, por parte da Secretaria de Economia.
Desse modo, o certame da PC DF foi um destes, de forma que o próprio diretor-geral da corporação, delegado Robson Cândido, confirmou a permissão com grande satisfação nas redes sociais.
Quais são os concursos abertos da PC DF?
Dentre estes 14 concursos autorizados do Distrito Federal, a PC DF conta com 3 deles, quais sejam:
- Para Gestor e Analista, ou seja, carreiras administrativas.
- Ao cargo de Delegado de Polícia.
- Para Agente de Custódia.
Tratam-se, então, de processos que estão se iniciando recentemente, de forma que o concurso para Delegado recebeu a confirmação em portaria de fevereiro. Desse modo, será um total de 150 vagas, em que 50 são imediatas e 100 para o cadastro de reserva.
A última vez que este cargo contou com um concurso foi em 2014, com organização da Fundação Universa. Na ocasião, 100 candidatos preencheram as vagas.
Assim, o certame atual para Delegado, além da autorização, também já tem competência delegada para a própria PC DF.
Do mesmo modo se está o concurso para Agente de Custódia.
Por fim, além destes processos que receberam autorizações recentes, a PC DF ainda tem outros já em andamento para:
- Escrivão, certame que se iniciou em 2019.
- Agente, que começou em 2020, com suspensão desde janeiro de 2022.
Qual é a história da PC DF?
Junto de todos os conhecimentos que o candidato precisa ter para passar na prova para PC DF está a própria história da corporação.
Por esse motivo, então, é importante lembrar que foi em 1808 que houve a criação do cargo de intendente-geral de Polícia da Corte e do Estado do Brasil, similar ao de Portugal.
Este ato partiu do Príncipe Regente Dom João VI, com o objetivo de trazer segurança à corte frente ao contexto da Revolução Francesa e a disseminação de suas ideias.
Então, durante a história a instituição passou por várias mudanças. Desse modo, hoje em dia, a PC DF possui a direção de Delegados de Polícia. Estes, portanto, exercem as funções de polícia judiciária e a apuração de infrações penais, exceto as militares.
Veja também: Concurso Polícia Técnica BA 2022 tem edital com 456 vagas e comissão formada
Assim, a corporação segue com o objetivo de cumprir com estas missões.
Nesse sentido, o candidato que tiver sucesso no concurso para Gestor e Analista de Apoio às Atividades Policiais Civis terá um trabalho importante na missão da PC DF.