A Receita Federal abriu nesta sexta-feira (15) o prazo para o envio da declaração do Imposto de Renda da pessoa física para este ano de 2024. De acordo com informações do Fisco, os contribuintes têm até o próximo dia 31 de maio para realizar o envio da documentação. Trata-se do mesmo prazo que foi firmado no ano passado.
O que a grande maioria das pessoas não sabe é que existe a possibilidade de realizar a declaração do Imposto de Renda através do celular ou mesmo de um tablet. Nesta sexta-feira (15), a Receita Federal liberou o programa oficial para declaração para estes dispositivos.
Quem está disposto a declarar o Imposto de Renda através de um celular ou tablet, pode seguir os passos abaixo:
Vale lembrar que o programa para declarar o Imposto de Renda pelo celular ou tablet passou por alguns problemas no início da manhã desta sexta-feira (15). A promessa da Receita Federal era liberar a aplicação a partir das 8h, mas isso não aconteceu.
De acordo com relatos de contribuintes, o programa para declaração do Imposto de Renda só estava disponível a partir das 8h30, ou seja, meia hora depois do horário prometido pela Receita Federal.
O Fisco confirma que houve uma falha no processo de manutenção do aplicativo, mas garante que a situação já foi normalizada. A Receita Federal pediu ainda para que as pessoas que já têm o app baixado no celular atualizem o sistema antes da realização do processo de declaração do Imposto de Renda este ano.
Embora a quantidade de declarações enviadas por celulares e tablets venha crescendo com o passar dos anos, o fato é que a grande maioria dos contribuintes ainda prefere declarar o Imposto de Renda através do programa direcionado para os computadores.
O programa Gerador de Declaração (PGD) em sua versão para computadores já está disponível para download desde a última terça-feira (12). Assim, antes mesmo do início do prazo de envio, os contribuintes já puderam ter a chance de iniciar o processo de preenchimento dos seus dados de renda.
Abaixo, você pode conferir o passo a passo pra declarar o Imposto de Renda através do programa para computadores:
Como dito, o prazo para o envio da declaração do Imposto de Renda vai se estender até o dia 31 de maio. Mas a dica geral é não deixar para declarar o saldo na última hora. O cidadão que declara o valor nas primeiras datas pode ganhar uma série de vantagens, como receber a restituição mais cedo, por exemplo.