PAS 2023: UFLA divulga resultado dos pedidos de isenção da 1ª e 2ª etapa

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) já liberou o resultado dos pedidos de isenção da taxa de inscrição referentes ao Processo de Avaliação Seriada (PAS) 2023, 1ª e 2ª etapa. Desse modo, os candidatos que solicitaram a isenção já podem conferir as listas de isentos no site da UFLA.

Como esse resultado é preliminar, caberá a interposição de recursos. De acordo com o cronograma, os interessados têm até essa sexta-feira, dia 29 de setembro, para contestar o resultado da isenção.

O procedimento deve ser feito exclusivamente on-line, por meio do site da universidade. Após a análise dos recursos, a UFLA divulgará o resultado final da isenção na próxima semana. 

De acordo com o edital, puderam solicitar o benefícios os estudantes que têm renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio e que tenham cursado ou estejam cursando o ensino médio completo em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola da rede privada.

PAS 2023: Inscrições abertas

O período de inscrição para a 1ª e 2ª etapa do PAS 2023 já está aberto. De acordo com o cronograma, a UFLA receberá as inscrições até as 23h59 do dia 4 de outubro (horário de Brasília). 

Conforme as orientações dos editais, a UFLA está recebendo as inscrições exclusivamente de forma virtual. Portanto, para se cadastrar, o estudante deve acessar o site do PAS, clicar na etapa de interesse (PAS 1 ou PAS 2) e realizar o preenchimento do formulário eletrônico de inscrição. 

Para efetivar o cadastro, os candidatos não isentos devem pagar uma taxa no valor R$ 140,00 (cento e quarenta reais) até o dia 5 de outubro. 

Quem pode participar?

O PAS é o vestibular seriado da UFLA. Desse modo, os candidatos são avaliados ao longo do Ensino Médio, através da aplicação de provas em três etapas, referindo-se cada uma dela a uma série do Ensino Médio. No PAS 3 a UFLA não aplica provas, aproveitando o desempenho dos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 

Nesse sentido, ao participar do PAS 1 em 2023, o candidato deve fazer a prova do PAS 2 em 2024 e se inscrever para o PAS 3 em 2025, realizando também a prova do Enem deste ano.

Já para participar do PAS 2 neste ano, os candidatos já devem ter realizado a prova do PAS 1 em novembro de 2022 e devem, em 2024, realizar o Enem e se inscrever no PAS 3.

UFLA abre prazo para pedidos de isenção. Imagem: Divulgação/ UFLA
UFLA encerra prazo para pedidos de isenção. Imagem: Divulgação/ UFLA

Provas do PAS 1 e 2

A UFLA aplicará as provas do PAS 1 e do PAS 2 ainda neste ano. De acordo com o cronograma, a aplicação das provas da 1ª etapa está marcada para o dia 3 de dezembro. Já as provas da 2ª etapa serão aplicadas em 26 de novembro.

Conforme indicado no edital, os inscritos na 1ª e 2ª etapas responderão provas objetivas sobre assuntos das disciplinas do 1º e do 2º ano do Ensino Médio, respectivamente. Nesse sentido, as avaliações abarcarão conteúdos das seguintes áreas:

  • Ciências da Natureza: Biologia, Física, e Química;
  • Matemática;
  • Ciências Humanas: Geografia, História e Filosofia/Sociologia;
  • Linguagens: Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Língua Portuguesa e Literatura Brasileira.

Cada prova será composta por 60 (sessenta) questões objetivas de múltipla escolha. O edital indica ainda que a aplicação acontecerá no período da tarde para as duas etapas. Desse modo, o início da aplicação será às 13h30, com término às 17h30.

Segundo indicado nos editais, os locais de aplicação das provas serão nas cidades de Lavras e São Sebastião do Paraíso. Os locais de prova serão liberados no dia 10 de novembro para a 2ª etapa e 17 de novembro para 1 ª etapa.

A universidade vai liberar o relatório de desempenho, com o registro das notas obtidas pelos candidatos, a partir do dia 9 de janeiro de 2024.

Acesse os editais do PAS 1 e PAS 2 para mais detalhes.

Leia também PUC-Campinas encerra as inscrições para o Vestibular 2024; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.