Com a chegada da pandemia do novo coronavírus, muitas pessoas passaram a ter problemas com a saúde mental.
Afinal, com a Covid-19 a população teve que mudar drasticamente o cotidiano, sobretudo na maneira de socializar. Além disso, precisou lidar com o constante medo de ser infectado ou perder entes queridos.
Para a psicóloga Patrícia Lenine, a pandemia agravou um problema já existente. “Toda a situação fugiu da normalidade e, aqueles que já sofriam com doenças mentais tiveram pioras, enquanto os que não tinham, começaram a perceber danos ao psicológico”, explica a profissional.
Com o novo cenário, várias empresas colocaram entre suas preocupações o bem-estar mental dos colaboradores. Todavia, ainda faltam ações para de fato conseguir cuidar desse problema, de acordo com uma pesquisa realizada pela Kenoby.
93% das empresas não realizam ações para cuidar da saúde mental dos funcionários
A pesquisa mostrou que 93% das empresas admitem que falta a devida atenção para a saúde mental dos colaboradores.
Além disso, 38,7% dos entrevistados disseram que não promoveram nenhuma ação para melhorar este cenário; já outros 37,7% responderam que já têm soluções e 23,6% não estão colocando este assunto em pauta.
“As empresas são os lugares que os funcionários passam mais tempo de suas vidas, mesmo que trabalhem de casa, pelo menos 8 horas do dia são dedicadas à corporação. Por isso, é responsabilidade dos superiores criarem ações e diálogos com seus trabalhadores para auxiliar neste momento tão difícil”, conta a psicóloga Christiane Valle.
“Mais do que estar aberto para conversas, é responsabilidade dos líderes estabelecerem projetos que tornarão o ambiente mais propício para este tipo de diálogo, deixando os funcionários mais à vontade para falarem sobre seus problemas”, completa.
A pesquisa também demonstra que 36,6% dos entrevistados definiram que a saúde mental impacta diretamente na produtividade, prejudicando a própria empresa.
“Um funcionário saudável, tanto física como mentalmente, trabalha com mais engajamento, procura melhorar suas atividades e consegue produzir”, explica Patrícia. “Enquanto, quando doente, tudo piora. A saúde mental pode interferir em todos os âmbitos do indivíduo, e prejudicar suas atividades comerciais”, finaliza Christiane.
Por fim, as psicólogas explicam que as empresas devem desenvolver projetos para cuidar de seus colaboradores, os gestores precisam ter empatia, deixando o ambiente de trabalho leve para diálogos e sempre atentar-se à produtividade de seus funcionários.
E então, gostou da matéria? Não deixe de ler também – Acaba hoje o prazo para o Auxílio Emergencial para MEIs do Paraná.