Pagamento mínimo do cartão de crédito: Tudo o que você precisa saber
Entenda como funciona o mínimo do cartão de crédito e como utilizá-lo com sabedoria
O pagamento mínimo do cartão de crédito é uma característica importante para todos que utilizam esse meio de pagamento. Mas você sabe como ele funciona e como utilizá-lo?
Entender sobre essa funcionalidade é fundamental para manter o controle da sua vida financeira e evitar sérios prejuízos.
Por isso, reunimos todas as informações que você precisa saber para entender de vez como funciona e como utilizar de forma segura o mínimo do cartão de crédito.
O que é e como funciona o pagamento mínimo do cartão de crédito?
O pagamento mínimo do cartão de crédito nada mais é do que o menor valor que você pode pagar da sua fatura.
Por exemplo: suponha que a sua fatura deu R$ 500 e o pagamento mínimo seja de 20%. Isso significa que não será possível pagar um valor menor do que R$ 100.
Geralmente, as instituições determinam o menor valor a ser pago para dar flexibilidade aos clientes. Assim, oferecem a possibilidade de obtenção de um crédito para pagamento nas próximas faturas.
Dessa forma, caso você não possua o valor completo da fatura, pode fazer o pagamento de um valor que pode variar entre o mínimo e o valor total.
Mas é importante ficar atento! Isso porque, ao efetuar um valor menor do que o total da fatura, o restante entrará para o rotativo do cartão de crédito, com acréscimo de juros e Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).
Entendendo o rotativo
O rotativo do cartão de crédito é uma modalidade de crédito que entra em vigor quando você não possui o valor total da fatura. Dessa maneira, acaba pagando um valor entre o total e o mínimo do cartão de crédito.
Além disso, o rotativo também é acionado quando você não paga o valor integral da sua fatura até a data de vencimento. Nesse caso, você fica devendo o valor que não pagou, mais os juros e o IOF.
É importante destacar que esta ferramenta é considerada um dos tipos de crédito mais caros do mercado. Por isso, é recomendável evitar ao máximo usar a opção e procurar quitar a sua dívida o quanto antes.
Uma alternativa é negociar um parcelamento da fatura, que costuma ter juros menores que o rotativo.
Parcelamento da fatura
O parcelamento do cartão de crédito é uma forma de dividir o valor das suas compras em várias parcelas mensais. Existem duas modalidades de parcelamento: o parcelamento sem juros e o parcelamento com juros.
É possível utilizar o parcelamento sem juros no estabelecimento comercial onde você faz a compra. Assim, ele reduz o seu limite disponível até o pagamento de todas as parcelas.
Pagamento mínimo do cartão de crédito vale a pena?
O pagamento mínimo do cartão de crédito é uma ferramenta importante que ajuda milhões de consumidores, mas a sua utilização deve ocorrer com cautela.
Isso porque, ao utilizar o rotativo, existe o acréscimo de juros, IOF e, caso haja atraso, ainda pode haver a incidência de multa.
Por isso, a recomendação é utilizar esse recurso apenas em momentos de dificuldade financeira, quando outros meios de resolução já foram considerados, mas se mostraram insuficientes.
Dicas para evitar o pagamento mínimo do cartão de crédito
Fazer o pagamento do mínimo do cartão de crédito deve ser a última alternativa a se considerar. Sendo assim, é fundamental manter um bom planejamento financeiro, a fim de evitar contratempos.
A seguir, confira algumas dicas práticas que podem ajudar no gerenciamento do cartão de crédito:
- Use o crédito com sabedoria e não gaste mais do que você pode pagar no final do mês;
- Monitore seus gastos. Assim, revise regularmente suas despesas e ajuste seus hábitos de consumo;
- Pague sempre o valor integral da sua fatura até a data de vencimento. Dessa forma, você evita pagar juros e multas, além de manter o seu score de crédito em alta;
- Aproveite os benefícios do seu cartão de crédito, como programas de pontos, cashback, seguros e descontos. Mas lembre-se de que esses benefícios não devem ser o único motivo para usar o cartão;
- Seja responsável e consciente ao usar o seu cartão de crédito. Lembre-se de que ele é um instrumento financeiro que pode te ajudar ou te atrapalhar, dependendo da forma como você o utiliza.