O pagamento do abono PIS/Pasep ano-base 2020 ocorrerá somente em 2022. O benefício é liberado anualmente aos trabalhadores da iniciativa privada e aos servidores públicos que se encaixam nos requisitos de concessão.
Em 2022, receberão o abono PIS/Pasep os trabalhadores que cumprirem os seguintes critérios:
Para os trabalhadores que recebem o PIS, caso não possuam conta corrente da Caixa Econômica ou conta Poupança Social Digital, poderão resgatar o dinheiro através do Cartão do Cidadão e senha nos terminais de autoatendimento, nas casas lotéricas ou nos Correspondentes Caixa Aqui.
Já os cidadãos que recebem o Pasep, o dinheiro pode ser sacado nas agências do Banco do Brasil.
Nos dois casos, os recursos serão disponibilizados aos trabalhadores até 30 de junho de 2021 (EXPIRADO), prazo final para o recebimento.
O valor do PIS/Pasep pode variar de acordo com o período em que o cidadão trabalhou de carteira assinada no ano-base. Sendo pago R$ 92 para aqueles que exerceram atividade remunerada por ao menos 30 dias e, R$ 1.100 para aqueles que trabalharam durante os 12 meses do ano referente.
Vale ressaltar que o valor é baseado no piso nacional em vigência. Neste ano, por exemplo, as quantias conferem as citados anteriormente, o que provavelmente será alterado no próximo ano, visto que o salário mínimo é corrigido anualmente.
Para os trabalhadores da iniciativa privada que buscam mais informações sobre o PIS, bastam ligar para o número de telefone 0800-726-02-07 da Caixa. O cidadão ainda pode realizar uma consulta no site, acessando “Consultar Pagamento”. Para isso, é necessário ter o número do NIS (PIS/Pasep) em mãos.
Por fim, os servidores públicos que querem saber sobre o Pasep, podem adquirir mais informações pelo telefone 0800-729 00 01, do Banco do Brasil, ou no portal da instituição financeira.