Padre Júlio Lancellotti é homenageado e receberá medalha da Ordem do Ministério da Justiça

O Padre católico Júlio Lancellotti, reconhecido internacionalmente por sua atuação na defesa dos direitos humanos e das pessoas em situação de rua, recebeu uma honrosa condecoração pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. O Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva assinou o decreto que determina a entrega da Medalha da Ordem do Mérito no grau de Grã-Cruz ao padre Lancellotti, em reconhecimento aos seus relevantes serviços prestados ao país e aos brasileiros na área da Justiça e Segurança Pública.

A Medalha da Ordem do Mérito do Ministério da Justiça e Segurança Pública

A Medalha da Ordem do Mérito do Ministério da Justiça e Segurança Pública é uma importante condecoração criada no ano de 2018 com o objetivo de homenagear pessoas que tenham prestado serviços notáveis ao Ministério ou aos órgãos a ele vinculados, tanto em âmbito nacional quanto internacional. A distinção é concedida a pessoas que se destacam pela sua atuação em prol da justiça e da segurança pública no Brasil.

Padre Júlio Lancellotti: Uma Vida Dedicada aos Mais Vulneráveis

Padre Júlio Lancellotti, aos 74 anos de idade, é coordenador da Pastoral do Povo da Rua de São Paulo, além de ser pedagogo e presbítero. Sua trajetória é marcada pelo incansável engajamento na defesa dos direitos humanos e na promoção da dignidade das pessoas em situação de rua. Sua atuação junto à comunidade carente da cidade de São Paulo tem sido um exemplo para todos nós, um verdadeiro símbolo de solidariedade e compaixão.

A Ameaça e a Solidariedade

Padre Júlio Lancellotti tem enfrentado desafios em sua missão de amparar os mais necessitados. Recentemente, o sacerdote foi alvo de ameaças e ofensas. No último sábado (26), um bilhete com ameaças foi deixado na porta da Igreja São Miguel Arcanjo, onde o padre exerce sua função de pároco. O autor das ameaças já foi identificado e confessou ter deixado o bilhete na porta da igreja.

Diante dessa situação, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, destacou a importância da atuação de Padre Júlio Lancellotti e ressaltou que a competência legal para a investigação inicial é estadual, mas que medidas cabíveis serão estudadas.

O Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva expressou sua solidariedade ao padre Júlio Lancellotti por meio das redes sociais. Lula destacou que o padre é uma referência no acolhimento e cuidado às pessoas mais necessitadas, principalmente aquelas em situação de rua.

“Minha solidariedade ao @pejulio que recebeu ameaças criminosas e inaceitáveis hoje cedo na porta da igreja, em São Paulo. Um fiel seguidor dos princípios de Jesus, Padre Júlio Lancellotti é uma referência no acolhimento e no cuidado de quem mais precisa, sobretudo das pessoas em situação de rua.” – Lula.

A condecoração do Padre Júlio Lancellotti com a Medalha da Ordem do Mérito do Ministério da Justiça e Segurança Pública é um merecido reconhecimento por sua dedicação incansável à defesa dos direitos humanos e ao apoio às pessoas em situação de rua. Sua atuação exemplar tem sido um farol de esperança para aqueles que mais precisam de atenção, zelo e cuidado.

A ameaça enfrentada pelo padre apenas reforça a importância de seu trabalho e a necessidade de combater qualquer forma de violência e intolerância. É fundamental que a sociedade se una em apoio a pessoas como Padre Júlio Lancellotti, que dedicam suas vidas em prol do bem-estar dos mais vulneráveis.

Que essa condecoração seja um símbolo de estímulo para que mais pessoas se engajem na construção de uma sociedade mais justa e solidária, onde todos tenham seus direitos respeitados e possam viver com dignidade.

Viva Padre Júlio Lancellotti, um verdadeiro exemplo de humanidade e amor ao próximo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.