GRANDE VITÓRIA para os brasileiros com o CAIXA TEM acaba de sair HOJE (04/04)
Valores podem ser sacados sem cartão
As dúvidas sobre como sacar o abono salarial PIS/PASEP pelo Caixa Tem continuam em alta na Internet. Na matéria de HOJE, você pode ver que isso se dá especialmente com a liberação do cronograma de pagamentos do benefício repassado pelo Governo referente ao ano de 2021. Abono salarial é o benefício concedido a trabalhadores com carteira assinada – ou servidores públicos –, que cumpram com os requisitos estipulados na Lei.
A Caixa Econômica Federal se responsabiliza por operacionalizar pagamentos do PIS, que é como o abono é chamado para os trabalhadores que atuam registrados na CLT por empresas privadas. Com isso, o banco público definiu o Caixa Tem como forma de repasse dos valores para aqueles trabalhadores que não possuem conta-corrente ou poupança aberta na CEF.
Leia mais: Seguro-desemprego, INSS e abono salarial sofrem reajuste com novo salário mínimo
Aprenda como sacar o abono salarial pelo Caixa Tem
Por se tratar de uma nova forma de saque, já que antigamente o PIS era sacado utilizando Cartão Cidadão, realizar uma retirada sem cartão com o Caixa Tem ainda deixa uma parcela de trabalhadores com dúvidas.
Mas, não se preocupe, pois com o tutorial abaixo conseguirá sacar sem maiores problemas:
- Acesse a sua conta do Caixa Tem. Caso seja um dos beneficiados com o abono, a própria Caixa abre automaticamente uma conta em nome do trabalhador. Basta, portanto, realizar um cadastro para acessar o app;
- Com o acesso feito, procure pela opção “Saque sem Cartão”, na página principal do aplicativo;
- Nessa página, aparecerá um código de seis dígitos que servirá para sacar a quantia que desejar da poupança digital da Caixa.
Com o código em mãos, é possível sacar o dinheiro:
- Em uma lotérica, informando o código e seu documento de identificação, solicitando o saque total do Abono;
- Em um caixa eletrônico da CEF, realizando o procedimento de saque digital sem cartão.
Quem pode receber PIS?
Como o calendário que se iniciou recentemente foi referente ao ano de 2021, recebem o benefício aqueles que:
- Trabalharam pelo menos 30 dias com carteira assinada durante o exercício do ano de 2021;
- Receberam até dois salários mínimos com valor médio da remuneração mensal durante o período citado;
- Já estavam inscritos no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos;
- Tiveram o devido registro na RAIS/e-Social feito pelo empregador.
Cumprindo todos esses critérios, o trabalhador tem direito a receber o PIS/PASEP em 2023 pelos serviços prestados em 2021. Vale destacar ainda que os valores que os cidadãos receberão pelo ano de 2022 ainda não têm data para o repasse ofertado pelo Governo.
Calendário do PIS 2023
- Janeiro – Pagamento em 15 de fevereiro;
- Fevereiro – Pagamento em 15 de fevereiro;
- Março – Pagamento em 15 de março;
- Abril – Pagamento em 15 de março;
- Maio – Pagamento em 17 de abril;
- Junho – Pagamento em 17 de abril;
- Julho – Pagamento em 15 de maio;
- Agosto – Pagamento em 15 de maio;
- Setembro – Pagamento em 15 de junho;
- Outubro – Pagamento em 15 de junho;
- Novembro – Pagamento em 17 de julho;
- Dezembro – Pagamento em 17 de julho.
Calendário do Pasep 2023
- 0 – Pagamento em 15 de fevereiro;
- 1 – Pagamento em 15 de março;
- 2 – Pagamento em 17 de abril;
- 3 – Pagamento em 17 de abril;
- 4 – Pagamento em 15 de maio;
- 5 – Pagamento em 15 de maio;
- 6 – Pagamento em 15 de junho;
- 7 – Pagamento em 15 de junho;
- 8 – Pagamento em 17 de julho;
- 9 – Pagamento em 17 de julho.