A Intertextualidade: vai cair no ENEM
Você sabe o que é intertextualidade?
Esse é um tópico muito importante dentro da disciplina de português. Assim, é essencial que você domine esse assunto para garantir um bom desempenho nas principais provas do país.
Porém, é importante destacar que o assunto aparece com grande frequência principalmente na prova do ENEM.
Vamos ver, a seguir, o que é intertextualidade e seus principais tipos.
O que é intertextualidade?
A intertextualidade é o recurso utilizado para desenvolver um texto com base em outra obra, independente da forma que ela se apresente.
O recurso pode estar explícito ou implícito no texto, estabelecendo um diálogo entre as obras referenciadas.
A intertextualidade explícita faz referência direta a obra mencionada, com elementos de fácil identificação. A implícita, por outro lado, aborda de maneira indireta, sendo preciso uma maior atenção para identificá-la.
Tipos de intertextualidade
Os principais tipos de intertextualidade são:
- Paráfrase — com incidência na temática, a ideia central apresentada é utilizada no texto produzido, mudando estrutura e estilo textual.
- Paródia — utilizando os recursos da ironia e da sátira, a paródia contradiz o texto referenciado. Geralmente esse recurso é usado para críticas e reflexões acerca de uma temática.
- Referência — também chamado de alusão, a intertextualidade é feita de maneira indireta, evidenciando fatos secundários do texto-base. Seu objetivo é apresentar sugestões ou fazer alusões a acontecimentos ou personagens.
- Epígrafe — muito utilizado em trabalhos acadêmicos, a epígrafe é usada na introdução do texto, servindo como apresentação ao conteúdo fornecido.
- Pastiche — recurso que reproduz traços, estilos e técnicas presentes no texto referência. O intuito da sua utilização não é criticar ou satirizar a base.
- Citação — usado para dar credibilidade ao texto, a citação é uma intertextualidade direta e muito utilizada em trabalhos acadêmicos e textos jornalísticos.
Uso da intertextualidade
A intertextualidade tem como finalidade a melhoria da qualidade textual, aumentando a credibilidade dele. É uma maneira de apresentar o conhecimento de mundo e em outras áreas, interferindo assim no conteúdo apresentado.
Os benefícios de seu uso são diversos e podem variar de acordo com a área. Em textos publicitários, é um excelente recurso para persuadir através da memória afetiva e da criatividade.