Estratégia de Negócio – Logística Reversa?
Logística Reversa visa o direcionamento das embalagens pós-consumo, direcionamento os itens para a reciclagem ou para obtenção de energia.
São vários materiais como pilhas, lâmpadas, pneus, tec. Ou seja, tudo o que gera impactado ambiental negativo, porém possui potencial para a reciclagem.
Assim sendo, as empresas direcionam materiais para cooperativas ou centrais de reciclagem, tornando viável um ciclo positivo.
Grandes marcas incorporaram esse valor
Grandes empresas como a Amaro e a Arezzo realizam a logística reversa em 100% da massa de embalagens pós consumo, por exemplo.
Essa atuação é viável para as empresas pois garante a sustentabilidade da marca, bem como gera valor para as marcas chegando ao cliente final.
Simples ações que geram valor à empresa e melhoram o meio ambiente
Dentro do conceito da logística reversa é cabível ações simples nas empresas, independentemente do seu segmento, porte ou forma de atuação.
Muitas empresas colocam pontos de coletas em locais fixos internamente, bem como em pontos acessados pelos clientes.
São pontos de recolhem pilhas, baterias, garrafas Pet e outros tipos de materiais recicláveis.
Muitos benefícios ás empresas em várias vertentes
A utilização da logística reversa é benéfica às empresas, visto que a empresa cumpre a lei e beneficia a sociedade. Entretanto, ainda é possível que a empresa utilize esse ponto a seu favor, argumentando nas suas estratégias de Marketing, uma vez que a logística reversa é um valor para as marcas e uma estratégia bem vista pelos clientes.
Ao implementar a logística reversa na sua empresa, você contribui para uma alternativa de economia que gera novos produtos através de resíduos que seriam desconsiderados, sendo essa uma demanda urgente do meio ambiente.