Os 8 Ps do Marketing Digital
A dinâmica do mundo virtual solicita estratégias complexas e visando atender a essa demanda atual é que surgiram os 8 Ps do Marketing Digital.
8 Ps do Marketing Digital
Como tudo o que evolui, o marketing digital não poderia ficar aquém das inovações, sendo ele mesmo uma inovação da área de marketing.
Por isso agora são 8 Ps do marketing, pois o mundo digital pede por adequações e novas estratégias.
Os 8 Ps do marketing digital atendem melhor a essa demanda virtual, respeitando a dinâmica do mundo virtual.
Complexidade das estratégias
Buscando atender a essa demanda digital os 8 Ps visam entender a complexidade das estratégias oriundas dessas novas necessidades virtuais, assim auxiliando as marcas na direção certa para conversão, fidelização dos clientes e melhoria de todos os resultados.
Entenda os 8 Ps do Marketing digital
Entendemos cada um desses 8 Ps do marketing digital, dedicando um artigo à cada um. Por isso, você encontra linkado no título correspondente a cada um deles o artigo exclusivo para o assunto. Todavia, de forma sucinta, falaremos sobre todos.
Pesquisa
É o início de todas as ações. Através da pesquisa poderá entender quem é o seu cliente em potencial, somente assim poderá direcionar corretamente as suas ações de marketing.
Planejamento
É importante que a sua marca seja uma solução para a necessidade do cliente. Para isso, após a pesquisa para saber sobre essas necessidades, deve atuar no planejamento dessas ações.
Produção
Após planejar suas ações é o momento de produzir o seu conteúdo. Dentro do marketing digital há muitas ações de produzir ações para chegar ao cliente, poderá produzir blogs, vídeos, podcasts, dentre outros.
Publicação
Tão importante quanto produzir seu conteúdo, é escolher a plataforma em que irá disponibilizá-lo ao cliente. Nessa fase deve atentar-se as plataformas de publicação e as regras para ranqueamento no Google.
Promoção
Todo o seu conteúdo produzido e publicado precisa ser visualizado. Promover seu conteúdo é uma forma de chegar até o seu cliente em potencial.
Todavia, essa promoção requer estratégia, pois o cliente descarta conteúdos promovidos de forma aleatória, por isso o direcionamento é um diferencial nesta etapa.
Propagação
É o momento de amplificar o seu alcance, entretanto isso deve ser feito de orgânica. O público da internet pode viralizar a sua marca, desde que tenha feito as ações para valer ser uma propaganda boca a boca.
Personalização
Agora você deve entregar ao cliente um relacionamento construído para ele. Deve customizar suas ferramentas através do perfil de cada cliente de sua marca, há ferramentas que podem ajudar a sua marca nessa importante etapa.
Precisão
Deve atuar com mensuração dos resultados de todas as suas ações até aqui. Entender o que eu certo e o que precisa ser melhorado. É uma etapa fundamental de adequação das estratégias para ações mais assertivas.
Os 8 Ps são estratégias para guiar a marca rumo aos seus objetivos junto a esse novo perfil de cliente digital. Entretanto, há que defenda que as mesmas estratégias são de grande valia no mundo offline.