Como organizar as próprias ideias? - Notícias Concursos

Como organizar as próprias ideias?

Para organizar as próprias ideias você deve dar atenção ao que lhe vem à mente, em determinadas circunstâncias. É possível separar um momento pela manhã para escrever a sua tempestade de ideias, viabilizando uma “descarga” para a mente e ajudando você a se organizar melhor.

Neste texto você encontra essas e outras dicas bastante interessantes. Continue lendo.

Como organizar as próprias ideias?

Existem diversas ações que podem lhe ajudar a organizar as próprias ideias. A primeira dica que podemos dar é: não negligencie seus pensamentos. Eles podem lhe ajudar a se conhecer melhor, entendendo quem você é e o que deseja alcançar.

Assim sendo, considere as sugestões abaixo:

1. Tempestade de ideias no papel

Especialmente de manhã ou antes de dormir, pegue lápis e papel e escreva o que lhe vier à mente. Não pense em criar uma cronologia ou algum sentido para as coisas. Simplesmente vá escrevendo e colocando em palavras escritas tudo o que você estiver pensando.

Você pode fazer isso em forma de texto corrido ou tópicos/blocos, de acordo com o que for mais confortável para você.

Vá escrevendo até você perceber que conseguiu “esvaziar” um pouco a sua mente. Quando esse momento chegar, é hora de ir para o passo 2.

2. Análise de prioridades

Comece a ler as suas ideias e analise as prioridades delas. O que realmente precisa ser feito? E o que deve ser feito primeiro? Quais dessas ideias não tem sentido algum e podem ser guardadas para mais tarde?

Todas essas perguntas podem lhe ajudar a organizar as próprias ideias, criando uma lista de prioridades do que deve ser resolvido primeiro, segundo, etc.

3. Planos de curto, médio e longo prazo

Com as suas prioridades em mãos, que tal traçar planos de curto, médio e longo prazo?

Você pode criar um quadro dividido em três partes, para separar as ideias dessa forma. Retorne nas suas prioridades e descubra o que deverá ser finalizado primeiro, segundo, terceiro… E quanto tempo cada finalização levará.

Tudo isso vai lhe ajudar a organizar as próprias ideias.

4. Ideias e ações que podem ser delegadas

Delegue ideias e ações que não precisam ser executadas por você. Durante a sua tempestade de ideias elas podem surgir, como é o caso de se lembrar que precisa fazer uma faxina em casa, por exemplo.

Se puder delegar para descarregar a lista de tarefas, não tenha vergonha de fazer isso. Você não precisa ter superpoderes e tampouco precisa resolver tudo sozinho.

5. Ideias que devem ser descartadas ou “guardadas”

Descubra quais ideias devem ser guardadas para o futuro, e quais delas você deve jogar fora. Haverá aquelas que não fazem sentido, mas que vêm à mente de vez em quando porque ainda não foram escutadas.

Pensar nos prós e contras de cada pensamento também pode ajudar na hora de fazer essa limpa.

Você pode fazer uma lista de stand-by e outra de lixeira, escrevendo as tarefas e ideias de acordo com os seus ideais. Lembre-se de justificar porque cada ideia foi posta em cada lista. Assim, quando o pensamento bagunçado ressurgir, revisite essas listas.

Esperamos ter lhe ajudado na sua missão de organizar as próprias ideias. Boa sorte!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?