Organização para franquias: aprenda tudo
Veja como estruturar seu negócio corretamente
Uma das melhores opções para expandir uma empresa, é investir em franquias. Para isso, é preciso que a empresa realize investimentos no negócio e expanda com sucesso. Por isso que hoje, nós vamos indicar como fazer uma boa organização para franquias e, assim, estruturar seu negócio corretamente.
Aprenda como estruturar seu negócio corretamente para transformá-lo em franquia
Indicaremos na sequência os passos para estruturar o seu negócio de forma adequada e, assim, realmente conseguir expandir sob a forma de franquia:
Faça uma análise detalhada do negócio
Observe o seu negócio e perceba qual é o diferencial competitivo que fará diferença diante da concorrência para, assim, se sobressair no ramo de franquias. Saiba, porém, que nem todo negócio é franqueável, por isso que a análise é fundamental.
Avalie se o negócio tem estrutura suficiente para se tornar uma rede, mas não esqueça: Neste caso, qualquer porte de empreendimento pode ser franqueável, podendo ser micro ou pequena empresa.
Faça o planejamento para se adequar ao modelo de franquia
Para tanto, é preciso:
- Planejar o modelo de negócio da franquia: deve constar os diferenciais competitivos, as parcerias estabelecidas e os custos envolvidos. Construa um manual de franquia, contendo as regras para uso da marca e a padronização das operações e processos. Não esqueça de apresentar o know-how da franqueadora, pois o franqueado espera muito por essa parte da negociação.
- Fazer o desenho do modelo de negócios do franqueador: neste item é preciso que você decida sobre os royalties, as receitas do franqueador, taxas que serão incluídas, entre outros. Defina o suporte que oferecerá ao franqueado, as maneiras que dará os treinamentos e capacitações, bem como a instalação de uma unidade piloto, para que o franqueado tenha como exemplo de aplicação dos processos e conheça a maneira que a marca se posiciona no mercado.
- Construir o Plano de Negócios do franqueado: neste documento, insira informações sobre o produto, estimativas de faturamento, prazos de retorno do investimento, entre outras informações administrativas e financeiras.
Realize o processo de registro da marca
Qualquer negócio que for transformado em franquia, necessita fazer o registro da marca, pois um dos fatores de aquisição da franquia, é a cedência do uso do nome da empresa.
Assim, a marca precisa ser registrada no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) e, somente desta forma, ela será de propriedade da franquia.
Estruture a sua franquia de maneira legal
O negócio precisa estar estruturado juridicamente sob a forma de franquia e, além disso, precisa atender a Lei das Franquias. Para elaborar a COF (Circular de Oferta de Franquia), é preciso que este documento tenha amparo legal, principalmente no estabelecimento das relações entre franqueadora e franqueados.
Na COF deverá conter, entre outras informações, o histórico da empresa, a sua formação societária, o tempo de contrato, os direitos sobre a marca e as taxas envolvidas.
Faça um plano de expansão da franquia
Este plano é o que vai direcionar a expansão da franquia e evitará que haja um crescimento desordenado e sem o retorno esperado. Recomenda-se que o processo de expansão das unidades franqueadas sejam realizadas próximas à unidade piloto. Isso porque, facilita as estimativas de resultado, já que se trata de um mercado conhecido pelo público da região. Assim, as ações de marketing podem ser ampliadas e a marca vai crescendo de forma segura.
Faça uma seleção detalhada dos franqueados
Lembre-se que o franqueado precisa divulgar a sua marca e ser parceiro de negócios: se ele crescer, a franqueadora crescerá também. Assim, a seleção detalhada dos franqueados é necessária para que a expansão da marca seja de sucesso.
Perceba se o franqueado possui orçamento financeiro organizado e se tem capacidade financeira para arcar com os custos iniciais, além de avaliar o tempo destinado para se dedicar ao novo negócio.
Estabeleça um bom relacionamento com os franqueados
As relações entre a franqueadora e os franqueados precisam ser ajustadas de tal maneira que ambos trabalhem juntos para o sucesso da marca. Para isso, é possível fazer reuniões, consultorias, utilizar canais de atendimento e estabelecer uma conversa responsável, prática e resolutiva.
Lembre-se: a franqueadora é quem garante que o seu negócio seja replicado de forma assertiva. Dessa forma, é preciso que qualquer cliente que entre na unidade piloto, ou na unidade franqueada, tenha o mesmo atendimento, a oferta e qualidade dos mesmos produtos!
Por fim, expandir sob a forma de franquias é a maneira mais acertada para as empresas. Sendo assim, procure organizar o seu negócio de maneira a poder atender de forma eficiente e eficaz as unidades franqueadas.