Saúde e Bem Estar

Organização das metas: Como fazer?

organização das metas é essencial para quem quer realmente crescer na vida e alcançar todos os sonhos e desejos. Sem esse tipo de organização, podemos caminhar de forma desorganizada, sem rumo, a ponto de andar em “círculos” na vida.

Por isso, neste conteúdo nós preparamos uma série de considerações importantes para que você possa começar a traçar as suas metas de uma maneira inteligente. Vamos lá!

Como fazer a organização das metas?

Para fazer a sua organização das metas é necessário praticar algumas coisas: paciência, autoanálise e autoconhecimento. Esses três pontos podem lhe ajudar a traçar objetivos mais consistentes e efetivos, uma vez que as nossas metas devem se basear em quem somos e quem almejamos ser algum dia, certo?

Dessa maneira, é importante que você tenha em mente que esse processo não é rápido. Essa prática de traçar metas exige tempo e dedicação, pois não é da noite para o dia que conseguimos visualizar nosso futuro.

Respeite o seu tempo de autoconhecimento e boa sorte!

1. Analise a sua rotina hoje: Como está a sua vida pessoal e profissional?

Como está a sua vida, hoje? Você está satisfeito com a sua rotina de trabalho, tarefas diárias e colegas? Está satisfeito com a sua vida pessoal, amorosa e familiar? Levantar essas perguntas é uma forma de analisar a sua vida.

Você deve ter paciência nesta etapa. E pode, ainda, ir anotando tudo o que vier à mente quando pensar em cada uma das esferas de sua vida. Você poderá se surpreender com os pontos fortes e fracos de cada área.

2. Pense em como você quer estar daqui 1, 5 e 10 anos

Depois que você conseguir ter uma visão geral da sua vida no hoje, comece a projetar os seus sonhos. Esta etapa costuma ser bem livre: não crie amarras mentais. Isto é, se você deseja viajar e conhecer o mundo, não permita que pensamentos como “eu nunca vou conseguir” apareçam na sua mente.

Permita-se sonhar, pensar na sua vida daqui 1, 5 e 10 anos. Imagine os cenários que farão parte da sua vida, e como estará a sua vida amorosa. Tudo isso pode ser anotado também, de forma livre, como se você tivesse o poder de ter o que quiser.

3. Analise quais passos são necessários para cada objetivo

Depois de anotar todas as suas metas e sonhos, comece a traçar passos para esses objetivos. O que precisa ser feito, primeiro, para viajar o mundo? E por segundo?

Cada sonho que foi anotado merece esse tipo de passo a passo sendo traçado. Não se preocupe com a quantidade de passos – o ideal é que você trace o que for necessário para chegar lá.

4. Veja o tempo necessário para cada passo/objetivo

Analise quanto tempo você terá que dispor de sua vida para superar cada passo. E pense, ainda, que cada passo é um micro objetivo em sua vida, pois isso pode ser bastante motivador.

5. Trace um cronograma de tarefas e metas

Por fim, com todos os dados acima postos sobre a mesa, é hora de fazer a sua organização das metas. Crie um cronograma com passos, prioridades e focos, para todas as áreas da sua vida.

Vale fazer um cartaz dividido em blocos, a fim de visualizar diariamente. Isso lhe ajudará a se manter mais focado. 😉