Open Banking: saiba como usar um iniciador de pagamentos
O BC informa que no Open Banking é possível conectar-se diretamente e acessar exatamente os dados autorizados pelo cliente. Saiba mais!
Conforme informações do Banco Central do Brasil, no Open Banking é possível conectar-se diretamente e acessar exatamente os dados autorizados pelo cliente, sempre após o seu consentimento.
Open Banking: saiba como usar um iniciador de pagamentos
Por isso, o Open Banking é uma inovação que pode ser benéfica ao cliente final. Sendo assim, é uma melhoria que pode elevar o nível da concorrência através de ofertas personalizadas e direcionadas.
Aprenda como compartilhar seus dados e fazer pagamentos pelo sistema financeiro aberto, de acordo com o site oficial do Banco Central do Brasil.
Acionar a instituição iniciadora de pagamentos
O Banco Central informa que tudo começa na instituição iniciadora de pagamentos escolhida pelo cliente. Ela solicita as informações da transação de pagamento e pede a sua autorização.
Redirecionamento
(Da instituição iniciadora de pagamentos para a instituição onde você detém sua conta)
O Banco Central informa que o cliente é avisado de que para prosseguir com o pagamento, será direcionado para a instituição onde você detém sua conta.
Autenticação
Por conseguinte, após o redirecionamento para a instituição onde você detém sua conta, você deve acessá-la como já está acostumado, informa o Banco Central do Brasil.
Confirmação
Segundo o BC, a próxima etapa se refere a confirmação, na qual a instituição onde você detém sua conta exibe as informações do pagamento, para sua confirmação.
Redirecionamento
(Da instituição onde você detém sua conta para a instituição iniciadora de pagamentos)
O BC informa que você é direcionado de volta para a instituição iniciadora de pagamentos.
Efetivação da solicitação
Por fim, a instituição iniciadora de pagamentos exibe a confirmação da solicitação de pagamentos, de acordo com informações oficiais do site do Banco Central do Brasil.
O Banco Central informa que você, na condição de cliente, poderá realizar um pagamento, mesmo que não haja vínculo entre o responsável pela operação.
Por exemplo, um local onde você esteja comprando um produto e a instituição onde você detém suas contas de depósito ou pagamentos. Sendo assim, as operações acontecem de maneira imediata, ressalta o Banco Central, destacando as vantagens do sistema financeiro aberto.
Além disso, o BC destaca que as empresas envolvidas no Open Banking Brasil utilizam sua ampla experiência no mercado financeiro para estabelecer padrões e políticas de segurança aplicáveis em suas transações de pagamento, como TED, DOC e Pix. Uma vez que a segurança quanto às informações envolvidas em seus sistemas financeiros é um ponto focal do Banco Central do Brasil.