O Open Banking é um sistema financeiro que promete otimizar os fluxos financeiros, amparando a experiência do cliente.
É importante que o cliente entenda como compartilhar seus dados no Open Banking
É importante que o cliente entenda como compartilhar seus dados no Open Banking para que tenha maior clareza do processo oficial, evitando cair em golpes que podem surgir em nome do Open Banking, tal como ocorre em outras ferramentas, como o Pix.
Open Banking: otimização dos fluxos na gestão financeira pessoal e empresarial
Dessa forma, o Banco Central informa que as etapas do compartilhamento de dados etapas devem ser realizadas exclusivamente por canais eletrônicos e devem ser efetuadas com segurança e conveniência, de forma sucessiva e ininterrupta.
O BC informa que o alicerce fundamental para a adoção de Open Banking é a Application Programming Interface
Sendo assim, o BC informa que o alicerce fundamental para a adoção de Open Banking é a abertura e o compartilhamento de dados e informações de negócio através de APIs (Application Programming Interfaces).
Ofertas exclusivas e adequadas ao seu perfil
O Open Banking pode ser de grande relevância para o cliente, visto que poderá obter a vantagem de avaliar ofertas exclusivas e adequadas ao seu perfil.
Lançamento de novas aplicações de negócio
Visto que este processo permite que os diferentes integrantes deste ecossistema (bancos, fintechs etc.), possam compartilhar informações e ativos de valor. Assim, habilitando o lançamento de novas aplicações de negócio. Dessa forma, o foco está em oferecer novos serviços e experiências para o cliente final.
Uma ferramenta que gera inovação
Por isso, o Open Banking é uma ferramenta que gera inovação que pode ser benéfica ao cliente final. Sendo assim, o sistema financeiro aberto é uma melhoria que pode elevar o nível da concorrência.
Com o Open Banking Brasil espera-se a entrega de produtos e serviços financeiros a consumidores com maior agilidade, conveniência e segurança.
Integração da prestação de serviços financeiros à jornada digital do consumidor
Além da possibilidade de integração da prestação de serviços financeiros à jornada digital do consumidor, o Banco Central do Brasil fornece condições para o surgimento de modelos de negócio que têm o cliente no centro.
Novos modelos podem surgir dessa inovação do Banco Central
Sendo assim, esses novos modelos, que podem envolver. Por exemplo, comparadores de preços, produtos e serviços, possibilitando ao consumidor maior visibilidade e controle de sua vida financeira; bem como o acesso a produtos personalizados.