Open Banking: confira definições relevantes do Banco Central

O Open Banking é a possibilidade de clientes de produtos e serviços financeiros permitirem o compartilhamento de informações. Saiba mais!

Open Banking – o sistema financeiro aberto

O Open Banking é um sistema financeiro aberto, sendo assim, é a possibilidade de clientes de produtos e serviços financeiros permitirem o compartilhamento de suas informações entre diferentes instituições autorizadas pelo Banco Central e a movimentação de suas contas bancárias a partir de diferentes plataformas e não apenas pelo aplicativo ou site do banco, de forma segura, ágil e conveniente, conforme define o Banco Central. 

Atualmente, uma instituição não possui conhecimento sobre o relacionamento do cliente com outra, então tem dificuldade de competir por ele com melhores serviços.

Todavia, o BC informa que, com o Open Banking, ocorrerá a permissão de cada correntista. Dessa forma, as instituições se conectam diretamente às plataformas de outras instituições participantes e acessam exatamente os dados autorizados pelos clientes. 

No entanto, o BC ressalta que todo esse processo é feito em um ambiente seguro, ao passo que essa permissão poderá ser cancelada pelo cliente sempre que ele desejar.

Inovação e novos modelos de negócio

O Open Banking incentivará a inovação e o surgimento de novos modelos de negócio que oferecem aos clientes uma experiência fácil, ágil, segura e conveniente, garante o Banco Central. Por isso, o BC acredita que o Open Banking favorece a inclusão e educação financeira da população. 

O BC ressalta que espera-se que o fluxo mais transparente de informações entre as instituições. Além disso, também é esperado que as inovações que vão surgir facilitem a comparação de produtos e serviços ofertados aos clientes.

Instituições participantes

Conforme definição do Banco Central, somente as instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central podem participar do ecossistema do Open Banking. Dessa forma, entre esse universo de instituições, no entanto, a regulamentação prevê participantes obrigatórios e voluntários. Assim sendo, os maiores bancos, por exemplo, são participantes obrigatórios do Open Banking para o compartilhamento de dados.

O cliente deve solicitar o compartilhamento de dados e serviços?

O BC informa que o cliente deve solicitar o compartilhamento de dados e serviços à instituição participante que vai receber os dados ou iniciar a transação de pagamento. Essa instituição deve prestar aos seus clientes informações claras, objetivas e adequadas sobre o compartilhamento, informa o Banco Central.

Além disso, a solicitação de autorização para que a pessoa compartilhe seus dados deve deixar clara qual é a finalidade desse compartilhamento. Ou seja, ao fornecimento de qual produto ou serviço ele se refere.

O BC enfatiza que as instituições participantes envolvidas no compartilhamento de dados ou serviços devem assegurar às pessoas a possibilidade de encerrar o compartilhamento a qualquer tempo. Já que esse é um ponto relevante do Open Banking. Brasil. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.