Onda de Calor: Confira dicas do Inmetro para economizar na conta de luz

O fim do ano traz consigo o aumento das temperaturas, levando muitas pessoas a recorrerem a eletroeletrônicos como ar-condicionado, ventilador e refrigeradores para se refrescar. No entanto, o uso desses aparelhos pode impactar diretamente na conta de luz no final do mês. Felizmente, existem ações simples que podem ser adotadas para reduzir em até 40% o impacto desses equipamentos no orçamento.

A importância da eficiência energética

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) criou o Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) para auxiliar as famílias a terem um consumo mais racional de energia. A etiqueta do Inmetro classifica os aparelhos de acordo com sua eficiência energética, ajudando o consumidor a fazer uma compra mais consciente. Os produtos classificados com a letra A são os mais eficientes, enquanto os menos eficientes recebem a classificação G, no caso dos refrigeradores.

Ao comprar um novo eletrodoméstico, é importante considerar não apenas o preço, a qualidade, a durabilidade e a aparência, mas também a eficiência energética. Um aparelho mais eficiente reduzirá o custo de utilização, resultando em uma conta de luz menor. Em muitos casos, a diferença de preço entre modelos mais eficientes e menos eficientes pode ser compensada em poucos meses pela economia na conta de energia.

Dicas para economizar energia elétrica

Além de considerar as informações das etiquetas do Inmetro nos eletrodomésticos, mudanças sutis de hábito também podem evitar desperdícios e melhorar os gastos com energia elétrica. Confira algumas dicas do Inmetro para economizar na conta de luz:

Escolha dos eletrodomésticos adequados

Ao escolher os eletrodomésticos, leve em consideração o tamanho da residência e as necessidades da família. Verifique se a instalação elétrica da casa é adequada para receber os novos equipamentos, com quantidade suficiente de tomadas disponíveis. No caso de instalação de ar-condicionado, é recomendável verificar com um eletricista se a fiação está compatível para receber o equipamento.

Além disso, escolha o eletrodoméstico mais adequado ao seu perfil e às suas necessidades de uso. Lembre-se de que a voltagem do aparelho deve ser compatível com a da sua residência.

Ar-condicionado ou ventilador?

Os ventiladores consomem menos energia em comparação aos aparelhos de ar-condicionado. No entanto, os aparelhos de ar-condicionado oferecem conforto térmico e estabilidade na climatização do ambiente, enquanto os ventiladores apenas circulam o ar e não o refrigeram. Veja algumas dicas para cada equipamento:

Ar-condicionado

  • Antes de comprar, escolha o tipo de aparelho de ar-condicionado de acordo com seu perfil, necessidade e tamanho do cômodo.
  • Verifique a etiqueta do Inmetro, que informa o consumo anual de energia do aparelho.
  • Calcule o impacto na economia de energia, multiplicando a energia consumida pelo aparelho em kWh (kilowatts hora) pela tarifa de energia praticada na sua região.
  • Na dúvida entre dois modelos, compare o consumo de energia e dê preferência ao que consome menos.
  • Evite abrir e fechar as portas dos ambientes refrigerados e só deixe o aparelho ligado quando necessário.
  • Feche as janelas e isole bem o ambiente para evitar a saída do ar frio.
  • Utilize cortinas e toldos para diminuir a incidência do calor do sol no ambiente.
  • Mantenha a temperatura do ar-condicionado em 23ºC para um melhor equilíbrio entre conforto e consumo de energia.

Ventilador

  • Os ventiladores são uma opção mais econômica para refrescar os ambientes.
  • Verifique a vazão do ventilador na etiqueta do Inmetro e escolha aquele que oferece maior ventilação.
  • Opte por produtos de maior eficiência energética, considerando a relação entre vazão e energia consumida.
  • Faça a limpeza e manutenção regularmente para garantir a circulação adequada do ar.
  • Verifique se as hélices estão balanceadas e se a lâmpada do ventilador é a indicada pelo fabricante.
  • Escolha o tamanho adequado do ventilador para o ambiente e só deixe-o ligado quando necessário.

Refrigerador

Outro equipamento que demanda muito no verão é o refrigerador. O Inmetro criou novos índices de eficiência energética para os refrigeradores, com classificações que vão de A+++ (mais eficiente) a C (menos eficiente). Veja algumas dicas para economizar energia com o refrigerador:

  • Escolha um refrigerador mais eficiente de acordo com a etiqueta do Inmetro, que informa o consumo mensal de energia.
  • Calcule o consumo multiplicando a energia consumida pelo aparelho em kWh (kilowatts hora) pela tarifa de energia praticada na sua região.
  • Mantenha o refrigerador afastado das paredes para permitir a troca de calor.
  • Evite a entrada de ar quente e não abra e feche a porta com frequência.
  • Organize os itens dentro do refrigerador para facilitar o acesso e evitar perdas de energia.
  • Não coloque alimentos quentes no refrigerador e verifique periodicamente as borrachas das portas.
  • Evite colocar roupas para secar no condensador do refrigerador.

Pequenas ações causam uma grande diferença

Com a adoção de hábitos simples e a escolha de eletrodomésticos mais eficientes, é possível reduzir significativamente o impacto do consumo de energia na conta de luz. Ao considerar a etiqueta do Inmetro, calcular o consumo e adotar práticas conscientes, você estará contribuindo para a preservação do meio ambiente e para a redução dos gastos com energia elétrica. Lembre-se de que cada pequena ação faz a diferença e pode resultar em uma economia significativa ao longo do tempo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.