Olimpíada brasileira de Matemática divulga lista de premiados
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) divulgou a lista de premiados da 16ª edição.
Foram cerca de 17,8 milhões de estudantes inscritos, do 6º ano do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio de mais de 53 mil escolas, incluindo instituições públicas e privadas.
Para conferir a lista completa de premiados, acesse o portal da OBMEP, clicando aqui. Ao todo serão entregues:
- 575 medalhas de ouro,
- 1.725 de prata,
- 5.175 de bronze,
- E 51.900 certificados de menção honrosa.
Além dos estudantes, professores, escolas e secretarias municipais de Educação também foram premiados por conta dos desempenhos dos alunos.
As cerimônias de premiação da 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas ainda terão a data definida.
Benefícios
Esta edição contou com a participação de 5.591 cidades, ou seja, 99,84% do total de municípios do Brasil.
Os estudantes premiados terão direito de participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC) com o objetivo de incentivar e promover o desenvolvimento acadêmico.
Os participantes têm direito a uma bolsa no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) com acesso a encontros semanais para desenvolver o conhecimento matemático.
Além disso, os medalhistas que realizarem matrícula em curso de graduação também podem participar do processo de seleção para o Programa de Iniciação Científica e Mestrado (PICME).
Os alunos escolhidos terão a opção de seguir com estudos avançados em matemática juntamente com sua graduação em qualquer área do conhecimento e receber uma bolsa de iniciação científica do CNPq.
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas foi criada em 2005 pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa).
Sua realização conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), com recursos dos ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e da Educação (MEC).
E então, gostou da matéria? Compartilhe com quem precisa saber disso!
Não deixe de ler também – Auxílio Brasil: entenda porque a fila de espera tende a crescer nos próximos meses.