O Oligopólio acontece quando um pequeno grupo de empresas controla a maior parte de um mercado de um produto ou serviço.
A saber, o oligopólio vem do termo grego onde “oligo” refere-se a “poucos” e “polens” refere-se a comércio. Utiliza-se o termo quando um grupo de empresas controla algum ramo de bens e serviços.
Oligopólio poderá aparecer em provas de vestibulares e concursos públicos, assim como no Enem. Por isso vale a pena ficar ligado no assunto, acompanhe!
Oligopólio e os consumidores
A relação entre o oligopólio e os consumidores pode se estremecer. Afinal, as práticas utilizadas no controle do mercado podem dificultar a entrada de outras empresas no setor que vem sendo dominado.
Desse modo, a concorrência tende a diminuir, deixando na mão dos oligopolistas todo o mercado e consequentemente o ajuste de preços passam totalmente por suas mãos.
Sendo assim, podem colocar o preço dos bens e serviços lá no alto, estabelecendo o preço que quiserem.
Combate
Alguns países que possuem uma economia pautada na livre concorrência empresarial, tendem a tomar medidas que dificultam a formação de oligopólios na economia.
Tendo em vista que o controle de mercado nas mãos de poucas empresas é praticamente impossível, devido às práticas de livre mercado.
Características
Podemos dizer que o oligopólio promove a concorrência imperfeita, corroborando para uma espécie de falha no mercado.
Ademais, pode-se afirmar que oferta e demanda não estão em equilíbrio, promovendo o domínio e total influência das empresas nos preços.
Vale destacar as principais características de um mercado que opera como oligopólio:
- Poucas empresas de grande porte no mercado, na maioria dos casos duas ou três ofertam o mesmo produto ou serviço
- Os preços são controlados e tem-se uma pequena variação
- As empresas são interdependentes, ou seja, a ação que uma das empresas do grupo tomar, afetará as demais
- Criam-se barreiras para prejudicar a entrada de novas empresas
Além disso, pode-se estabelecer dois tipos de oligopólio, são eles o oligopólio concentrado e competitivo.
No modo de oligopólio concentrado, o ramo empresarial tem a presença de poucas empresas atuando, culminando no controle do grupo sob o mercado.
Em contrapartida, no oligopólio competitivo, tem-se diversas empresas disputando o mercado, no entanto, um pequeno grupo tem o controle de boa parte do mercado.