Você sente que odeia o seu trabalho? Todos os dias é uma verdadeira tortura ter que acordar para ir trabalhar? Saiba que você não está sozinho nesse tipo de cenário. Na realidade, muitas pessoas passam por isso, todos os dias.
Dificilmente você encontrará uma pessoa que nunca tenha vivido uma experiência profissional ruim. Faz parte do desenvolvimento de qualquer um! Por isso, neste texto nós trouxemos reflexões que podem lhe ajudar a lidar com esse tipo de problema. Acompanhe para saber mais.
Por que você odeia o seu trabalho?
Você já parou para pensar nos motivos pelos quais você costuma dizer que odeia o seu trabalho? Muitas vezes, as pessoas apenas sentem uma grande angústia com relação à atividade laboral, mas não necessariamente consegue colocar em palavra alguns motivos para isso.
Sendo assim, talvez seja coerente você começar a praticar a sua autoanálise, visando entender por que o seu trabalho tem se tornado um problema em sua vida. Será que são problemas com o chefe? Com colegas? Com determinada tarefa? Pense sobre isso.
Esse conhecimento pode ser muito valioso! Pois ele tende a lhe ajudar a lidar com o trabalho de uma forma muito mais natural, viabilizando mudanças assertivas e benéficas.
Como lidar com o fato de que você odeia o seu trabalho?
Se você conseguiu fazer uma análise dos motivos pelos quais você odeia o seu trabalho, veja agora algumas considerações que podem ser úteis para lidar com isso:
1. Entenda quais gatilhos fazem com que você sinta que odeia seu trabalho
Além de compreender quais vertentes e áreas do seu trabalho provocam essa sensação de odiar a atividade laboral, comece a analisar mais a fundo: pense nos gatilhos emocionais que desencadeiam isso.
Por exemplo, se você crê que o seu chefe é o motivo de você odiar o trabalho, pense nos gatilhos por trás disso: é algo que ele costuma comentar? É a forma que ele demanda tarefas? Pense bem sobre isso.
Em muitas situações, um bom diálogo pode minimizar e até resolver os gatilhos emocionais, promovendo um trabalho muito mais equilibrado e saudável.
2. Tente enxergar os fatores positivos e aprendizagens
Sabemos que nem sempre é fácil enxergar pontos positivos quando estamos diante de um trabalho que dizemos odiar. Mas, se fizermos uma forcinha, podemos sempre encontrar alguns fatores que podem ser interessantes. Veja exemplos:
- Você pode estar aprendendo a lidar com pressões.
- Pode ser que você esteja exercitando a sua paciência.
- Aprendendo a lidar com pessoas diferentes.
- Construindo um bom repertório de ideias e pontos de vista.
Enfim! Faça uma análise e procure as pequenas coisas que podem estar lhe ajudando a crescer.
3. Busque conversar com alguém sobre o assunto
Desabafar sobre o assunto é um bom caminho. Não se afogue nas suas ideias: coloque-as para fora.
4. Trace um plano profissional para você
Comece a montar o seu plano profissional. Trace metas, passos e considerações que você deverá levar em conta para poder, algum dia, não dizer mais que odeia o seu trabalho.
Lembre-se de fazer um plano bem estruturado, com métricas e passos que lhe sejam viáveis. E, além disso, considere um fator muito importante e mude a sua perspectiva a partir de agora: nenhum trabalho precisa ser eterno. Pode ser algo passageiro! 😉
Boa sorte na sua jornada! Estamos torcendo por você!