O uso de biocombustíveis: um resumo para o ENEM

O uso de biocombustíveis: tudo sobre o tópico

Os biocombustíveis fazem parte dos tópicos mais comentados do momento, uma vez que têm recebido diversos investimentos de governos de todo o mundo.

Assim, é muito provável que as suas provas de geografia abordem ao menos uma questão sobre esse tópico.

Dessa maneira, é essencial que você domine as principais características dos biocombustíveis para garantir um alto desempenho em suas provas.

O uso de biocombustíveis: Introdução

Um biocombustível é todo material que é originado a partir de biomassa orgânico e pode ser utilizado para gerar energia.

Esse tipo de combustível tem recebido altos investimentos nos mais variados países devido à sua potencial habilidade de substituir os combustíveis fósseis, colaborando com o meio-ambiente.

O uso de biocombustíveis: Características

Os biocombustíveis são combustíveis que possuem como principal característica o fato de se originarem da própria natureza. Dessa maneira, podemos afirmar que esse tipo de combustível é uma fonte renovável de energia.

Os biocombustíveis são produzidos a partir das chamadas biomassas. Na maior parte dos casos, os tipos de biomassa utilizados como matérias-primas são as plantas oleaginosas, ou seja, aquelas que possuem substâncias em formas de óleos e gorduras. Entre as principais matérias-primas podemos citar: beterraba, cana-de-açúcar, canola, girassol, milho, soja, óleo de palma e trigo.

O uso de biocombustíveis: Vantagens

Os biocombustíveis tem sido considerados uma alternativa viável aos combustíveis fósseis justamente pelo fato de possuírem uma série de vantagens. Entre as principais, podemos citar a função desse tipo de combustível de substituir o petróleo. Vale ressaltar que o petróleo é uma fonte de energia não-renovável, enquanto os biocombustíveis são renováveis.

Ainda, os biocombustíveis podem ser processados sem que gerar altos danos ao meio ambiente, o que não acontece com uma série de outros combustíveis.

O uso de biocombustíveis: Desvantagens

Porém, é válido destacar que o uso de biocombustíveis pode apresentar também algumas desvantagens. Podemos citar, por exemplo, a intensificação do desmatamento, uma vez que esse tipo de combustível necessita de amplas áreas de agricultura, já que é produzido a partir de biomassa.

Ainda, a intensificação do uso de biocombustíveis em todo o mundo poderia causar o aumento dos preços dos alimentos, uma vez que se os países decidirem voltar mais investimentos para a produção de biomassa e retirar investimentos da produção alimentícia, menos alimentos serão produzidos, contribuindo para o aumento de seus preços.

O uso de biocombustíveis: No Brasil

O Brasil possui planos para se tornar uma referência mundial no aspecto do uso de biocombustíveis, uma vez que o país investe bilhões de reais todos os anos nesse tipo de combustível.

O principal biocombustível produzido pelo Brasil é o etanol, que possui como principais matérias-primas a cana-de-açúcar, a mamona, o girassol, o babaçu, a soja e o milho.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.