O Salazarismo: a ditadura do Estado Novo português - Notícias Concursos

O Salazarismo: a ditadura do Estado Novo português

O Salazarismo: um resumo para as suas provas

O Estado Novo português também recebe é denominado de Salazarismo devido ao nome de seu ditador Antônio de Oliveira Salazar. 

Ao lado de outras importantes ditaduras, o Salazarismo foi um regime autoritário e repressivo. Dessa forma, devido aos seus principais aspectos e às consequências por ele provocadas, o governo de Salazar aparece com frequência nas principais provas de história geral do país.

Assim, é fundamental que você domine os principais tópicos dentro desse assunto para garantir um bom desempenho em qualquer prova de história.

O Salazarismo: Introdução

O Salazarismo, também chamado de Estado Novo Português, é o nome que o regime de Antônio de Oliveira Salazar recebe. O seu governo, inspirado no Fascismo e no integralismo, se inicia no ano de 1926 e termina no ano de 1974.

O Salazarismo: Antecedentes Históricos

A Primeira República Portuguesa substitui a monarquia em 1910. Porém, o período é marcado por grandes instabilidades e diversas crises, principalmente devido à participação de Portugal na Primeira Guerra Mundial.

Portugal vivia uma crise econômica, política e social. A instabilidade e o fraco governo republicano concedem o acontecimento da Revolução Nacional de 28 de maio de 1926, que inaugura a Segunda República Portuguesa. O período será marcado pela participação dos militares na política.

Posteriormente, o professor universitário Antônio de Oliveira Salazar é chamado pelo governo militar para assumir o Ministério das Finanças de Portugal.

Salazar, como Ministro, consegue recuperar a economia portuguesa e conter os gastos públicos. O seu sucesso no ministério faz com que ele ganhe credibilidade entre os militares. Em 1928, os militares articulam um golpe de Estado que colocaria Salazar como chefe de governo, inaugurando o Salazarismo.

O Salazarismo: Características

O Salazarismo era um governo autoritário. Assim, ele possuía algumas características em comum com demais autoritarismos. Entre eles, podemos citar:

  • tradicionalismo
  • nacionalismo
  • autoritarismo
  • antidemocracia
  • anticomunismo
  • conservadorismo

Salazar concentrava os poderes executivo e legislativo em suas mãos. Com plenos poderes, ele proíbe as greves, extingue os partidos políticos e se aproxima da Igreja Católica.

Além disso, o Salazarismo, com a sua política colonialista e expansionista, relutava em conceder independência para as suas colônias na África. Diversos conflitos ocorreram em decorrência dessa situação.

É importante destacar também que, assim como na maioria das ditaduras, Salazar instituiu a censura aos meios de comunicação e a apreensão de livros considerados subversivas. A propaganda era também muito utilizada pelo governo de Salazar.

O Salazarismo: Fim do Regime

O Salazarismo se enfraqueceu consideravelmente devido à participação portuguesa em guerras coloniais, especialmente contra Angola, Cabo Verde, Guiné, São Tomé e Príncipe,Timor-Leste e Moçambique.

Além disso, Salazar foi afastado em 1968 por motivos de saúde. Pouco tempo depois, o regime seria derrubado pela chamada Revolução dos Cravos, no ano de 1974.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?