O que você sabe sobre os Recursos Minerais?

Recursos Minerais: aquilo que você precisa saber

Você sabe o que são os Recursos Minerais

Eles são muito importantes para o dia a dia das indústrias e da economia. E é justamente por isso que esse tópico é muito abordado dentro das questões de geografia de muitas provas nacionais, como o ENEM e alguns vestibulares.

Assim, o artigo de hoje vai abordar tudo aquilo que você precisa saber para se sair bem em questões desse assunto.

Recursos Minerais: as diferentes definições

Você sabia que existe uma diferença entre mineral e minério

Mineral: O mineral é um elemento ou composto químico oriundo de processos inorgânicos, que possui uma composição química definida e é encontrado na Crosta Terrestre.

Exemplos: Cassiterita, Bauxita, Pirolusita, Calcopirita.

Minério: Os minérios, por suas vezes, são minerais com valor econômico.

Exemplos. Hematita e Bauxita

Recursos Minerais: extrativismo

O extrativismo de recursos minerais pode ser feito de diversas maneiras. A seguir, vamos ver duas das principais técnicas empregadas.

Garimpagem

A garimpagem é o modo mais rudimentar de extração de minerais. Caracterizado por baixa utilização de tecnologias e elevada mão de obra. Ocorrem diretamente nos leitos dos rios ou nos depósitos aluviais(de sedimentos transportados). Na garimpagem os principais minerais são as pedras preciosas.

Indústria Extrativa Mineral

A indústria extrativa mineral retira grande quantidade de mineral da natureza visando transformá-los em minérios para utilização industrial, como na Siderurgia e Metalurgia.

Essas indústrias geralmente são transnacionais extremamente poderosas que controlam a extração em diversas partes do globo, gerando empregos e realizando investimentos, mas especialmente causando danos a biodiversidade e À economia local, ou seja, impactos socioambientais.

Exemplo de indústrias extrativistas: VALE, BHP Billiton, Rio Tinto.

Recursos naturais: distribuição

Os minerais encontram-se distribuídos de maneira irregular pela superfície terrestre. Logo, nenhum país possui todos os minerais em seu território, o que gera uma relação comercial extremamente intensa entre as nações em busca destes minerais. Portanto, os países que possuem grande quantidade de importantes recursos minerais fazem uso destes recursos para transações lucrativas.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.