História Geral: a Batalha de Waterloo
O termo “Batalha de Waterloo” é usado para denominar um conflito que aconteceu em junho de 1815 em Waterloo, na atual Bélgica.
O tópico é abordado com frequência por questões de história, principalmente nos vestibulares e na prova do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio.
Assim, para que você consiga se preparar da melhor forma possível, o artigo de hoje separou um resumo com aquilo que você precisa saber sobre a Batalha de Waterloo. Confira!
A Batalha de Waterloo: definição
A Batalha de Waterloo foi um conflito que aconteceu em 18 de junho de 1815. O conflito envolveu franceses e ingleses e terminou com a derrota da França.
A Batalha de Waterloo: Características
Napoleão Bonaparte estava no poder há 15 anos. Porém, quando derrotado, Napoleão foi preso e levado para a Ilha de Elba. Assim, o rei Luís XVIII, assume o trono da França.
No entanto, pouco tempo depois, Napoleão fugiu e voltou para a França, retomando o poder e começando o governo dos Cem Dias.
Quando assumiu o poder, Napoleão tentou recuperar os seus territórios, decidindo atacar as tropas inglesas que estavam em Waterloo.
Dessa forma, Napoleão reúne um novo exército francês e marcha rumo à cidade para enfrentar os seus maiores inimigos: os ingleses. Porém, no dia da grande disputa, nada saiu como o esperado. Napoleão estava doente e a lama no campo de batalha, após dias de intensa chuva, dificultava a locomoção do exército.
A Inglaterra derrotou o exército francês em apenas um dia.
A Batalha de Waterloo: Consequências
Com o fim da batalha, Napoleão foi capturado e enviado para uma prisão na Ilha de Santa Helena. Lá, Bonaparte morreria.
Ainda em 1815, os europeus se reuniriam no Congresso de Viena para definir os rumos da Europa e redesenhar o mapa do continente para restaurar as fronteiras como elas eram antes de Napoleão. Luís XVIII voltou para a França e restaurou a dinastia dos Bourbons no trono francês.