O que você sabe sobre a Dinastia Capetíngia? - Notícias Concursos

O que você sabe sobre a Dinastia Capetíngia?

Separamos um resumo completo para você!

Dinastia Capetíngia: resumo de história geral

O termo “Dinastia Capetíngia” é usado para definir uma das principais casas reais da história do continente europeu.

Esse tópico é abordado com certa frequência por questões de história geral, principalmente dentro dos vestibulares e da prova do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio.

Dessa forma, para te ajudar a estudar, o artigo de hoje trouxe um resumo com os tópicos importantes que você precisa dominar sobre a Dinastia Capetíngia. Vamos conferir!

Dinastia Capetíngia: definição 

A Dinastia Captíngia foi fundada por Hugo Capeto, o vassalo mais importante de Luís V, o rei francês da época. Esse fato, sem dúvidas, contribuiu para a ocupação do cargo do rei na ocasião de sua morte, no ano de 987 d.C.

Após a morte do rei, Hugo foi coroado e começou a a sua dinastia. A Dinastia Capetíngia é a terceira casa real da França, sendo precedida pelas dinastias merovíngia e a dinastia carolíngia.

A dinastia acabou quando Carlos IV, da casa rela de Valois assumiu o poder no ano de 1328.

Dinastia Capetíngia: ascensão e consolidação

A consolidação da dinastia no poder aconteceu somente com Filipe II, que reinou no século XII. A partir desse momento, os capetíngios puderam expandir ainda mais os seus domínios, dominando terras a oeste da França, que estavam sob domínio da Inglaterra. Ainda, a família real anexou também territórios do Sacro Império Romano Germânico.

Durante a Dinastia Capetíngia, a realeza se consolidou como a instituição de maior poder dentro do Estado francês. O governo real, por sua vez, prosperava dentro do modelo feudal. É válido destacar que antes da consolidação da dinastia, o modelo feudal prosperava e, com isso o território francês era extremamente disperso e pouco integrado. Assim, podemos dizer que Dinastia Capetíngia assumiu um papel fundamental na consolidação do território da França e também no processo de consolidação do país enquanto um Estado nacional.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?