A correção da redação do Enem é realizada a partir de critérios rigorosamente estabelecidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Estes critérios seguem o estabelecimento de cinco competências que o estudante deve demonstrar possuir na sua redação.
Olhar atentamente para estas competências e se preparar para cada uma delas é definitivamente a melhor forma de se sair bem prova de redação.
Competência 1
A primeira competência avaliada pelos corretores dos textos consiste, basicamente, na demonstração do domínio da língua portuguesa na modalidade de escrita formal da língua.
Desse modo, para que o estudante seja bem avaliado na competência 1, ele deve ter atenção a alguns usos da língua portuguesa.
Dica 1: elimine completamente do seu texto marcas do uso oral e informal da língua!
O participante deve saber diferenciar adequadamente a modalidade oral da escrita, bem como saber diferenciar os registros formal e informal da língua. Apenas a linguagem formal deverá ser empregada na redação.
Dica 2: preze pela precisão vocabular.
Tenha cuidado com as escolhas de vocabulário e de registro. O momento exige formalidade, logo, você deve selecionar as palavras criteriosamente para ter certeza que elas significarão exatamente o que você quer dizer. Evite palavras que possam alterar o significado desejado para a sua frase.
Dica 3: atente-se às convenções de escrita.
É indispensável a um bom texto que sejam seguidas adequadamente as convenções de escrita da língua portuguesa. Portanto, evite erros ortográficos. A acentuação e o emprego de letras maiúsculas e minúsculas também entram no pacote.
É importante dominar as regras no Novo Acordo Ortográfico para não pecar na acentuação ou mesmo no uso do hífen.
Dica 4: tenha cuidado com a organização sintática e os empregos gramaticais.
A má organização sintática pode simplesmente destruir o seu texto, então tenha atenção ao dispor as palavras nas suas orações e use conectores para dar liga ao seu texto. A coesão e a coerência podem ser afetadas se isto não for feito cuidadosamente.
O aluno deve estar preparado para utilizar a pontuação corretamente, deve ficar atento à concordância e regência verbal e nominal, como exigidas na língua formal, além de dominar o uso da crase.
Dica 5: leia muito e pratique!
Esta é a última dica, mas não é menos importante. O hábito contínuo de leitura de textos formais em livros, jornais e revistas é uma das melhores formas para o estudante dominar o que foi descrito nas quatro dicas anteriores.
Através da leitura, principalmente de livros, o aluno estabelece maior familiaridade com a modalidade formal da língua. Além disso, a pratica de escrever buscando empregar o que é exigido pela competência 1 facilitará o desenvolvimento da redação.