O que você precisa saber para se inscrever no Sisu
O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) tem inscrições abertas duas vezes ao ano, no início de cada semestre. Com o início das inscrições do segundo semestre previstas para a próxima semana, este artigo explica o que você precisa saber para se inscrever no Sisu.
O Sisu é um sistema completamente digital, desse modo, todo o seu processo é informatizado.
Consiste basicamente, em um programa que permite o ingresso dos estudantes em universidades públicas utilizando a nota do último Enem realizado. Portanto, é conhecido pelo nível de concorrência.
As inscrições só podem ser realizadas na própria plataforma no Sisu. Desse modo, o passo a passo a ser seguido para se inscrever é:
- acessar o site;
- clicar no link para inscrição;
- informar o número de inscrição do ENEM e senha mais recente;
- escolher dois cursos de sua preferência (a busca pode ser feita por curso, município ou universidade participante);
- indicar se você deseja concorrer por cotas.
Por fim, recomendamos o monitoramento da inscrição. O Sisu opera com nota de corte, de modo que todos os dias em que durarem as inscrições, o sistema calcula diariamente a nota de corte a partir da menor nota entre os candidatos que possivelmente conseguirão vaga.
Isso muda todos os dias, então o monitoramento da inscrição permite ao estudante mudar as opções de curso de acordo com a sua nota analisando as notas de corte dos cursos para melhorar as chances de conseguir uma vaga.
Período de inscrição
Após período de incerteza nas datas para a realização do Sisu, em decorrência da pandemia causada pelo coronavírus que afetou diversas atividades, o ex-ministro Abraham Weintraub decidiu pela abertura das inscrições em julho.
Desse modo, na próxima semana os estudantes que prestaram o ENEM 2019 já poderão se inscrever no Sistema. Com início no dia 7, as inscrições ficarão abertas por quatro dias, encerrando no dia 10 de julho.
O Ministério da Educação (MEC) liberou na última terça-feira (30) a consulta de vagas concedidas pelas universidades no segundo semestre, assim, estudantes já podem ver analisar as opções de cursos por área, instituição, município e turno do curso.