O que um franqueado não pode fazer?
Confira 8 regras que o franqueador deve cumprir
Tudo na franquia é regido por regras. Foi assim que o modelo de negócios foi configurado. E é por isso que é eficaz. Assim, hoje nós indicaremos o que um franqueado não pode fazer, caso contrário, poderá até ter seu contrato com a franquia extinto.
É por isso que é justo dizer que, se você adquirir uma franquia, será sua responsabilidade cumprir seus regulamentos. Porque isso demonstrou aumentar sua probabilidade de sucesso.
Com isso em mente, aqui está uma pergunta que você precisa se fazer se estiver pensando em comprar uma franquia: O que eu não posso fazer enquanto franqueado?
Para isso, vamos dar uma olhada nas regras que todo franqueado não pode, de forma alguma, deixar de cumprir.
Observe que no momento em que você assina seu contrato de franquia e paga a taxa, você se torna um franqueado pelo resto de sua vida. Desse modo, leia o artigo atentamente.
Regras que o franqueado não pode, de forma alguma, deixar de seguir
Quais são as regras que um franqueado não pode deixar de cumprir? Confira elas a seguir:
1ª Regra: Você é obrigado a lançar seu negócio franqueado até a data de início especificada em seu contrato de franquia.
Se deixar de fazê-lo, você pode enfrentar repercussões negativas. Aliás, uma delas inclui o encerramento de contrato. O que pode ter péssimas consequências.
2ª Regra: Participar de uma sessão de treinamento formal antes de iniciar seu negócio.
Normalmente, o treinamento é realizado na sede da franqueadora. Além disso, você estará ciente de quaisquer custos de viagem incorridos por você ou qualquer membro de sua equipe que precise participar do treinamento. Assim, o treinamento geralmente dura pelo menos uma semana.
3ª Regra: Seguir as regras constantes no manual de operações
O manual de operações de 300 a 500 páginas da franquia contém todas as regras e procedimentos que você deve seguir.
Ao abrir o manual, você verá que ele apresenta procedimentos detalhados para lidar com uma ampla variedade de situações. Por exemplo, desde a integração e treinamento de funcionários até o tratamento de reclamações de clientes.
4ª Regra: Obrigatoriedade do uso da marca e/ou logotipo da franqueadora
Como franqueado, você é obrigado a usar todo e qualquer símbolo de marca registrada autorizado pelo seu franqueador. Ou seja, a vitrine e a área ao redor devem estar claramente marcadas com as cores e o emblema da marca.
5ª Regra: Você só pode vender os itens e serviços listados no contrato
O contrato de franquia estabelece todos os produtos que podem ser comercializados pela unidade franqueada. E você deve seguir à risca esta lista. Com isso, jamais poderá incrementar ou comercializar outros produtos diferentes daqueles listados.
Por exemplo, você não pode vender rosquinhas e café se comprar uma franquia de lavanderia.
6ª Regra: Sua empresa deve estar aberta nos dias e horários especificados em seu contrato de franquia.
Em outras palavras, você não pode simplesmente decidir fechar seu negócio de franquia por capricho e desistir em um domingo.
Ao assumir uma unidade franqueada, ela precisa seguir à risca os horários de funcionamento da franqueadora e estabelecidas no contrato de franquia.
7ª Regra: Realizar o pagamento dos royalties conforme o contrato de franquia
Ao se tornar um franqueado, você deverá ao seu parceiro de franquia um pagamento de royalties enquanto seu contrato estiver em vigor.
Isso significa que você enviará uma porcentagem definida (4% ou mais) de seus ganhos mensais para a sede da franquia.
Além disso, vários franqueadores exigem que seus franqueados contribuam para um orçamento de marketing nacional. Geralmente entre 1% e 2% das vendas brutas ou de acordo com o contrato de franquia.
8ª Regra: Seguir as regras em caso de venda da unidade franqueada
Para vender seu negócio franqueado, você deve ter o nome do comprador e as informações de contato aprovadas pelo seu franqueador.
Isso porque ele não tem interesse em que qualquer pessoa se torne o novo franqueado. Por isso, para ter uma boa chance de se dar bem como franqueado, você precisa ser alguém financeiramente qualificado e adequado para o negócio.
E aí, o que você achou dessas regras? Você se sente à vontade para segui-los, certo? Aliás, algum deles te incomoda? Por fim, existe alguma regra na lista que o impeça de se tornar um franqueado?
Nesse caso, você precisa dar um passo atrás e decidir se possuir uma franquia é o movimento certo. Caso contrário, e supondo que você esteja familiarizado e bem com todas as regras, o franchising pode estar em seu futuro.