Quando falamos em negócios digitais, estamos falando de empresas que se utilizam da tecnologia para acrescentar valor para o modelo, novas experiências para os clientes e ampliar as capacidades das operações. Por isso que hoje, nós vamos indicar o que são negócios digitais e como iniciar bem.
O que se percebe, é que os clientes estão realizando compras e gastando maior quantidade de dinheiro utilizando o universo online. Assim, os empreendedores começaram a investir em realizar negócios digitais para ampliar as suas vendas e os seus canais virtuais para a oferta deles.
Sabemos, entretanto, que os negócios digitais não somente representam as vendas online, mas acabam por criar diferenciais utilizando ambos os recursos: digitais e físicos. Assim, aumenta a competitividade entre as empresas.
O que são negócios digitais?
São todos aqueles que se utilizam da tecnologia e da internet para produzir e vender produtos e serviços. O mundo conectado em que vivemos se torna ambiente propício para o negócio digital, uma vez que, já fazem parte do cotidiano das pessoas.
Veja: se queremos comprar uma pizza, abrimos o aplicativo da nossa pizzaria preferida, escolhemos sabores, tamanhos e acompanhamentos, fazemos o pagamento de forma online e recebemos em poucos minutos o nosso pedido em casa.
Sem contar que as principais empresas de compras do país, não possui nenhuma loja física, tudo é feito de maneira online. Entre elas tem-se: Amazon, Mercado Livre, Airbnb, entre muitas outras.
Como iniciar o seu negócio digital?
Na sequência apresentaremos alguns direcionamentos para que você inicie com o seu negócio digital.
Tenha claro que o seu negócio terá maior rentabilidade se ele migrar para o digital
A primeira coisa que o empreendedor precisa ter claro, é que ele deve entender a necessidade que existe em estar trabalhando no meio digital. Quando o empreendedor compreender, de fato, essa necessidade, tudo parecerá mais fácil.
Investir no meio digital faz com que você tenha a possibilidade de tornar a sua empresa mais visível no mercado, aumente a prospecção de clientes e aumente suas vendas, seja no e-commerce ou nas lojas físicas.
Planeje as ações e os investimentos em ferramentas que possam aumentar os resultados que se necessita.
Faça uma profunda avaliação dos seus concorrentes
Perceba quais os caminhos que os seus concorrentes estão utilizando para aumentar a lucratividade, principalmente quais são as ferramentas utilizadas e se elas se adequam ao seu modelo de negócio.
Faça uma análise profunda e pesquise sites, blogs, páginas nas redes sociais, oferta de aplicativos, parcerias com aplicativos de delivery. Pesquise, além de tudo o que já foi dito, o que os seus concorrentes estão oferecendo aos clientes no universo digital.
Somente assim, você pode se diferenciar, oferecendo ações novas e mais promissoras para o seu negócio.
Tenha claro, onde você quer que a sua empresa esteja em termos de segmentação e diferenciação
É estabelecer o posicionamento da sua empresa, em um segmento específico, além de diferenciar os produtos que você está ofertando. Veja: estabelecer diferenciais é fazer o cliente escolher a sua empresa, antes da empresa concorrente.
É o motivo que faz com que os clientes entrem primeiro na sua empresa. Dessa forma, a análise da concorrência serve justamente para isso. Você precisa ter um diferencial e estar à frente da concorrência.
Veja por exemplo: Se você avaliar uma loja do McDonald’s sempre tem ao lado ou na frente uma loja do Burger King. Isso é estratégico para a segunda marca, pois se o cliente não quiser optar por um lanche do McDonald’s, vai procurar o primeiro que aparecer na frente, e no caso é o Burger King.
Faça a definição de quem será o seu público-alvo
Defina com clareza quem será o público-alvo que a sua empresa quer atingir, optando pelo negócio digital. A internet é terra de ninguém, ou de todos, por isso é extremamente importante direcionar as suas ações para um tipo de consumidor já definido.
Estabeleça uma estratégia diferenciada de comunicação
Para finalizar, defina estratégias diferenciadas de comunicação para atingir em cheio o seu público-alvo. Mostre para o universo digital o que é a sua empresa e quais os serviços ou produtos oferecidos por ela de forma fácil, criativa e facilitada.
Por fim, agora que você já sabe como iniciar o seu negócio digital, faça um esforço e vai com tudo!
Você merece aumentar a lucratividade de sua empresa! Assim, use todo o conhecimento aprendido aqui hoje para se destacar na concorrência e chegar onde você sempre quis!
Boa sorte no caminho!