Aceleradoras de franquias: o que são? - Notícias Concursos

Aceleradoras de franquias: o que são?

Confira o que é e como ela pode ajudar no seu negócio

Sua franquia está com problemas em termos de faturamento e crescimento? Temos a solução para o seu problema! Invista numa empresa aceleradora de franquias. Hoje, nós vamos dizer o que são as aceleradoras de franquias, bem como indicar como elas podem ajudar seu negócio.

O que são as aceleradoras de franquias -- Reprodução Canva
O que são as aceleradoras de franquias — Reprodução Canva

O que é uma aceleradora de franquias?

O termo “aceleradora de franquias” começou a ser usado há, pelo menos, 2 anos atrás e já se tornou conhecido no mercado brasileiro. Este tipo de empresa oferece ao franqueador, junto com a aceleração dos negócios, um método de alta performance, se tornando uma importante contribuição para a expansão das franquias.

A aceleração prometida pelas aceleradoras de franquias envolve muito mais do que ampliar o número de unidades franqueadas. Envolve também realizar melhorias em todos os processos: administrativos e de operações, mentorias, treinamentos e relacionamentos.

Assim, é uma empresa especializada que tem como objetivo, investir e incentivar os negócios de franquias. Sabendo disso, a aceleradora funciona como uma startup que ajuda a franquia a crescer de maneira mais rápida do que normalmente aconteceria. 

Dessa forma, a franquia investe em uma aceleradora de franquia com capital e conhecimento. Em troca recebe tudo o que precisa para crescer dentro do seu negócio.

A aceleradora de franquias é um tipo de empresa relativamente nova no mercado brasileiro, porém, seu funcionamento está em franco desenvolvimento.

O que faz uma aceleradora de franquias?

A aceleradora de franquias possui uma dinâmica de funcionamento diferente das outras empresas conhecidas no mercado. Assim, conta com o diferencial de ser totalmente intuitiva, o que faz com que cada cliente seja único em suas necessidades e perspectivas.

Este formato de empresa procura por franquias de negócios específicos e que tem potencial para crescer no mercado. Mas, para ser contratada precisa comprovar a eficiência e a qualidade da franquia.

Sendo assim, a empresa aceleradora de franquias precisa convencer a franqueadora que é possível alavancar os negócios e garantir que o investimento vale a pena. Desta forma, é necessário ir além de ofertar uma aposta de crescimento, é preciso quase que garantir que o investimento trará os resultados esperados, num menor tempo possível.

Existem vantagens nesse investimento?

Pelo fato de as empresas aceleradoras entrarem com investimentos na franquia e com o seu conhecimento, existem muitas vantagens de se investir nestas empresas.

Com o investimento realizado por essas empresas, a franqueadora consegue colocar em prática muitas ações que, sem ele, levaria anos para conseguir realizar.

Além disso, a empresa disponibiliza seu conhecimento para que as franquias consigam se estruturar de melhor maneira, através de treinamentos e capacitações.

Traduzindo: essas empresas compartilham o know-how e, desta forma, possibilitam o crescimento da franquia em menor tempo, além de inserir aportes financeiros para que as mudanças aconteçam.

Quais são os riscos de se investir nesse modelo de empresa?

Para todo o investimento há riscos que podem ocorrer. No caso deste tipo de empresa, a rentabilidade do investimento deriva da escolha de franquias com potencial de crescimento, mas que não possuem suas operações bem estruturadas. Desta forma, organizando as operações e injetando dinheiro, a possibilidade de retorno do investimento se torna bem maior.

Outro risco que esse modelo de empresa pode vivenciar, é quando ocorrem situações de crise no mercado e, as empresas no geral, param de produzir e vender o suficiente. Este risco compromete o investimento realizado, uma vez que, dependendo da crise vivenciada, a empresa tem possibilidade de não sobreviver a longo prazo.

que, dependendo da crise vivenciada, a empresa tem possibilidade de não sobreviver a longo prazo.

Por outro lado, o franqueador também possui um risco: o de diminuir o seu controle sobre o seu negócio. Pois é normal na admissão de uma aceleradora de franquias, que o retorno do investimento destas empresas seja, a compra de participação na franquia em que estão investindo capital.

Desta forma, o franqueador deixa de ser o dono unitário da franquia e passa a ter outros sócios e investidores.

Agora que você já sabe o que é uma aceleradora, como funciona, bem como as suas vantagens e riscos, já pode tomar a sua decisão: deixar como está, ou acelerar o processo de crescimento da sua franquia!

Planeje, pense bem, analise outras empresas que tem o mesmo estilo que o seu negócio e avalie todas as possibilidades! Contar com quem pode fazer o seu negócio decolar de forma muito mais rápida pode ser tudo o que seu empreendimento precisava para alcançar o sucesso tão merecido!

Boa sorte em sua jornada empreendedora!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?