O que saber sobre Racionalismo?

Teoria filosófica que tem a razão como principal instrumento do conhecimento

O Racionalismo é uma corrente filosófica que traz como argumento a noção de que a razão é a única forma que o ser humano tem de alcançar o verdadeiro conhecimento por completo.

O filósofo, físico e matemático René Descartes foi um dos principais difusores dos pensamentos ligados a essa teoria. Ele defende que é preciso duvidar de todo conhecimento adquirido para conseguir alcançar a razão absoluta.

No Racionalismo acredita-se que a razão é o centro do conhecimento. Os filósofos que representam essa corrente argumentam que a mente do ser humano é responsável pela percepção e organização das informações já existentes.

Os racionalistas defendem que além de organizar, a mente também armazena e atribui significado às informações que já foram adquiridas. É também tese do racionalismo a ideia de que os conhecimentos de propriedade dos seres humanos são parte de uma dedução lógica, somada a argumentação e análise de informações.

Essas informações analisadas são geradas pelos sentidos e precisam ser compreendidas por um sistema racional para que a mente possa acessar outros conhecimentos. Descartes traz a noção de que uma boa parte da ideia que temos são inatas. Elas já estão presentes na nossa mente, desde o nosso nascimento.

Além de Descartes, Baruch Spinoza e Wihelm Leibniz também foram importantes filósofos que ajudaram na propagação dessa corrente.

O Empirismo é a corrente filosófica oposta ao Racionalismo. Os empiristas acreditam que os conhecimentos dos seres humanos surgem das experiências vividas ao longo do tempo.

Racionalismo Cartesiano

O Racionalismo Cartesiano foi construído por Descartes. A base dessa teoria está no que o filósofo entendia como lógica. Ele defendia a ideia de que o ser humano é capaz de construir o próprio pensamento.

Para ele, todo ser humano é formado por uma substância pensante (a mente) e por uma substância externa (o corpo).

René Descartes defendia a ideia de que é preciso duvidar antes de adquirir, organizar e analisar o conhecimento. Ele acreditava que é preciso colocar em dúvida todos os conhecimentos já existentes para, em seguida, buscar alcançar a verdade.

O filósofo entendia que a realidade precisava ser contestada por completo e, junto com ela, o que acreditamos e conhecemos.

Assim, Racionalismo Cartesiano é formado pelo pensamento e pela dúvida. É dessa definição que Descartes forma uma das suas linhas de pensamentos mais conhecidas, a ideia do “penso, logo existo”.

Através dessa ideia, Descartes propõe uma diferença entre as ideias claras e distintas, e as ideias duvidosas presentes no universo. Para Descartes, essas ideias claras e distintas são a representação das ideias inatas, que são tidas como verdadeiras.

Essas ideias são consideradas verdadeiras porque não são passíveis de erro, já que vem de dentro, do próprio sujeito. Entende-se também que a verdade só é livre de dúvidas depois que é questionada e duvidada.

Outra noção importante no Racionalismo Cartesiano é a ideia de que a consciência (entendida também como pensamento) tem mais certeza de que a matéria (o corpo). Essa matéria é também formada por uma possibilidade de conhecimento.

O Idealismo também é uma parte desse pensamento quando propõe a valorização do sujeito, em detrimento do objeto.

Na construção do Racionalismo Cartesiano, Descartes desenvolveu a noção de 4 regras que, segundo ele, tem a função de dar suporte ao espírito na condução da verdade. Essas regras são: da evidência, da análise, da ordem e da enumeração. Confira abaixo a explicação de cada uma dessas regras:

– Regra da evidência:

Essa regra propõe que  só o que é evidente deve ser aceito como algo totalmente verdadeiro.

– Regra da análise:

Essa regra propõe que para resolução de um problema é necessário fazer uma divisão sem limitação das dificuldades. Essas dificuldades devem ser dividas em quantas partes forem necessárias.

– Regra da ordem:

Essa regra propõe que para conseguir raciocinar é preciso organizar os problemas, dos mais simples aos mais complexos.

– Regra da enumeração:

Essa regra propõe que durante a resolução de um problema é sempre preciso realizar algumas verificações gerais e de modo completo, para que nenhum aspecto do problema seja esquecido no processo.

 

Racionalismo e Empirismo

Basicamente, o Racionalismo e o Empirismo são correntes filosóficas que dispõe do mesmo objetivo principal, que seria a busca da explicação da formação do conhecimento que os seres humanos adquirem. Porém, essas duas teorias têm explicação completamente diferentes para essa questão.

Os racionalistas entendem que a razão e a lógica são a única fonte que gera o conhecimento humano. Os filósofos racionalistas também defendem que a intuição é parte da construção do conhecimento e também acreditam que os seres humanos possuem conhecimentos inatos.

Os princípios chaves do Racionalismo são a dedução, a razão e o conhecimento inato.

Já os empiristas defendem que a experiência, e não a lógica, é a única fonte que gera o conhecimento humano, assim como a experimentação que também faz parte da formação do ser humano. Os filósofos empiristas não acreditam nem em intuição e nem em conhecimentos inatos.

Os princípios chaves do Empirismo são a indução e as experiências sensoriais.

René Descartes, o pai do racionalismo

Nascido na França, no ano de 1596, René Descartes foi um filósofo, físico e matemático considerado o criador no método do plano cartesiano e da filosofia moderna. Ele morreu no ano de 1650.

O filósofo também ficou bastante conhecido pelas suas contribuições para o início do Iluminismo. Descartes defendia a ideia de que a razão absoluta é a única forma possível para o desenvolvimento da vida humana.

O “Discurso do Método” é a sua obra mais conhecida. Confira abaixo uma lista com mais algumas das suas obras mais conhecidas:

– Regras Para a Direção do Espírito, publicada em 1701;

– Paixões da Alma, publicada em 1649;

– Meditações Sobre a Filosofia Primeira, publicada em 1641;

– Princípios da Filosofia, publicada em 1644;

– Geometria, publicada em 1637;

– O Mundo ou Tratado da Luz, publicada em 1664.

“Penso, logo existo” é uma das suas frases mais conhecidas e reflete como o filósofo entendia a busca pelo conhecimento. Além dessa frase, “Nada vem do nada”, “A dúvida é a origem da sabedoria”, “Conquiste você mesmo, não o mundo” são outras frases bastantes conhecidas de Descartes.

Resumo sobre racionalismo

  • Corrente filosófica que tem a razão como única maneira do ser humano alcançar o conhecimento por completo;
  • René Descartes foi seu principal difusor dos pensamentos ligados ao racionalismo;
  • Descartes defendia que era necessário duvidar de todo conhecimento adquirido para conseguir alcançar a razão absoluta;
  • O racionalismo considera a razão como centro do conhecimento;
  • Baruch Spinoza e Wihelm Leibniz foram outros nomes importantes desta corrente filosófica;
  • O Empirismo é a corrente filosófica oposta ao Racionalismo.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.