O mundo do empreendedorismo pode não ser tão simples quanto parece. Quando se tem o desejo de empreender, uma paixão, um sonho… muitas vezes não se consegue perceber bem as dificuldades do dia a dia. Mas, na prática, a verdade é que o empreendedor não só precisa desenvolver muitas habilidades, como também, resolver problemas, gerenciar as próprias emoções, pensar fora da caixa e, principalmente, entender o motivo pelo qual se está empreendendo. Sendo assim, o que o empreendedor precisa saber?
Confira 5 coisas essenciais no dia a dia do empreendedor
Ser empreendedor tem lá seus desafios, quem já é, ou já foi, sabe muito bem disso. Na hora do “vamos ver” dos negócios, muitas coisas podem acontecer e, se o empreendedor não estiver preparado, a empresa tende a quebrar em pouco tempo de vida. Claro que isso não é o que nenhum empreendedor quer. Pois bem, então o que um empreendedor precisa saber? Veja 5 coisas essenciais no dia a dia, logo abaixo:
Tenha um propósito
Ter um propósito para o negócio parece uma coisa bem abstrata à primeira vista, mas na verdade, é algo bem real no mundo do empreendedorismo.
Quando se vê algum especialista em empreendedorismo falando dos desafios de empreender, esse ponto é um dos mais comentados. Não é suficiente gostar do que faz, precisa-se ir muito além, pois é preciso saber qual o propósito do seu negócio existir: Para que ele veio? Quais problemas pode resolver? Qual tipo de solução ele traz? Que formas de transformações gera? Em que colabora na evolução do bairro, da cidade, do estado e da humanidade?
São muitas as questões que ajudam nesse entendimento de propósito. E, por isso, todas elas são importantes para entender melhor qual seria o real motivo pelo qual se quer empreender. Além de, também se ter em mente se o motivo é suficientemente forte para conseguir suportar todos os desafios do empreender todos os dias.
Saiba gerenciar bem os problemas
Muitos problemas podem surgir diariamente, isso é fato, pois não existe negócio sem problemas para resolver. Portanto, saber gerenciar bem os problemas é essencial. Por isso, fazer uma boa gestão de emoções e focar sempre na solução são atitudes essenciais para contornar os problemas do dia a dia. Isso impacta diretamente no crescimento e estruturação de um negócio de sucesso.
Jornada de trabalho acima da média CLT
Outra coisa importante, que muita gente não considera na hora de empreender, é a jornada de trabalho. Pelo menos, inicialmente, o empreendedor precisa trabalhar uma jornada bem maior do que se ele estivesse trabalhando em regime CLT. Isso porque, o empreendimento passa por várias etapas que precisam sempre do acompanhamento mais de perto do empreendedor, ou seja, para que ele domine de fato seu negócio, é preciso sim bastante dedicação e tempo de trabalho.
Desenvolva novas habilidade e olhar atento para inovação
Outra coisa essencial para o empreendedor fazer no dia a dia, é sempre focar em desenvolver novas habilidades, pois a empresa é composta por multitarefas e o dono da empresa precisa, pelo menos, ter noção de todas elas. Mesmo que com o tempo possa ir delegando tarefas para outras pessoas, até para delegar é preciso entender bem como funcionam.
Inovar é atender bem o cliente, resolver seus problemas, lhe entregar soluções, oferecer o que ele quer e precisa. Todo empreendedor precisa ficar atento a esse processo de: pré-venda, venda e pós-venda. Isso faz parto do crescimento da empresa e do empreendedor também.
Gestão de pessoas e parcerias
Inicialmente, quando não se pode ainda contratar uma equipe, muitos empreendedores buscam parcerias que podem ajudar a alavancar seu negócio, fazendo coisas que ele ainda não domina. Esses parceiros podem ser prestadores de serviços PF ou PJ.
Quando o negócio já está com um bom funcionamento, para que ele ganhe cada vez mais espaço no mercado, é preciso entender e fazer uma boa gestão de pessoas, saber sobre liderança de equipes e delegar tarefas operacionais e/ou administrativas.
Desafios de se empreender
Existem muitos desafios com os quais o empreendedor precisa saber lidar no dia a dia. Assim, a melhor forma de descobrir quais são, é realmente empreendendo, sempre no caminhar e no processo.
Cada empreendedor terá seus desafios e dificuldades em particular. Alguns terão determinadas habilidades e precisará melhorar outras ao longo do tempo. Para isso existem várias ferramentas que podem ajudar.
Por fim, ninguém é bom em tudo e nem consegue dar conta de todas as coisas. No final das contas, o que mais importa, é entender se é essa a posição desejada em seu empreendimento e seguir em frente. Busque sempre evoluir, aprender com os erros, ir corrigindo no processo de crescimento e, acima de tudo, saber o porquê de se estar empreendendo. Isso é empreender!