O que não fazer na semana da prova

Muito se fala sobre o que fazer quando as provas vão se aproximando. Mas quais são os principais erros a se cometer na semana fatídica?

Bom, quem estuda para concursos públicos há tempos sabe bem como a última semana costuma trazer bastante tensão e ansiedade. Os pré-vestibulandos também devem vivenciar esse mix de sentimentos.

Entre tantas dicas do que não fazer, selecionamos três, que valem para estudantes de todos os níveis.

Não fique acordado até tarde estudando

É comum pensar que deve-se usar cada segundo do tempo que tem até o dia da prova para ‘enfiar’ o máximo de informações possível na cabeça. Afinal, haverá muito tempo para dormir depois que ela passar, certo?

Bom, esse é um erro cometido por muitos concurseiros e demais estudantes. A última semana pode ser aproveitada sim para seus estudos, mas de uma forma leve e dinâmica.

De acordo com especialistas no assunto, os últimos dias podem servir para revisar as anotações, os flashcards e mapas mentais, por exemplo. Além disso, dá para assistir a documentários e filmes para aprender conteúdos, ouvir podcasts e até responder questões.

Entretanto, mesmo assim, certifique-se de ter uma boa noite de sono durante a semana e qualquer parte extra de estudo faça durante o dia.

Não se esqueça de fazer perguntas

A semana antes dos exames não é apenas sua última chance de estudar antes dos exames, é também sua última chance de absorver o máximo de informações úteis de seus professores antes que a pressão dos exames chegue e você fique preso.

Quaisquer perguntas que você tem sentado por um tempo, que acabaram de surgir, ou que podem até parecer um pouco tolas ou insignificantes – esta é a hora de enviar esse e-mail e perguntar. Seus professores estão aqui para ajudar e farão questão de aproveitar sua última chance de fazer exatamente isso.

Mesmo que sinta que os está bombardeando com perguntas, continue a enviá-los! Você nunca sabe que tipo de informação fará uma grande diferença no grande dia.

Não se estresse

Isso é importante. As coisas podem começar a parecer muito apavorantes durante a semana anterior à prova. Sendo assim, é fácil ficar sobrecarregado e estressado. Afinal, muitos pensamentos vêm à mente, sobretudo quando se essa avaliação representa uma mudança de vida, como ocorre com quem presta concursos.

Ao mesmo tempo que você pode ler alguns conteúdos de estudo, tente não forçar a barra e ficar horas estudando, conforme já falamos.

Além disso, o estresse com o meio que o cerca deve também ser evitado ao máximo. Isso significa não brigar com familiares ou parceiro, por exemplo.

Leia ainda – 5 alimentos que potencializam o desempenho nas provas

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.