Uma startup nada mais que uma empresa em desenvolvimento, muitas vezes sem um plano de negócio certo, tentando se enquadrar em um cenário de incertezas e muitas soluções a serem desenvolvidas no mundo dos negócios.
Não devemos esquecer que uma startup não são apenas empresas digitais, que tem somente a internet como atuação, mas por ser um meio mais barato e mais fácil de ser fazer propaganda.
Hoje no Brasil, empreender é o sonho de diversos brasileiros, principalmente em negócios on line. Como podemos ver nessa reportagem empreendedores digitais.
Startups podem ser consideradas um modelo de negócio inovador, devido as muitas definições que levam até o significado dela, mas vamos aqui dar algumas características que diferenciam ela.
O que torna uma startup diferente de uma empresa convencional
Uma startup tem como visão, criar um produto que solucione uma dor do seu cliente. A missão dela é levar solução com lucratividade para ele, e não necessariamente somente pensar em um produto ou serviço específico como faria em um plano de negócio.
Esse tipo de negócio é mais conhecido como modelo de negócio.
Primeiramente eles investem em fatores repetíveis e escaláveis, um produto com essas qualidades promete atingir um grande número de clientes de forma rápida e gerando lucro.
As startups são criadas para crescer rapidamente. Mais um dos fatores que levam os empreendedores desse tipo negócio, investir em negócios digitais, pela facilidade de atingir mais pessoas em menos tempo.
O investimento dessas empresas também são feitas de uma forma um pouco diferente, geralmente por investidores, que apostam na sua ideia e recebem também por isso, portanto, eles precisam saber o que é o seu produto e como serão recompensados.
Repetível e Escalável
Vamos falar um pouco mais sobre isso, porque de repente não tenha ficado ainda bem claro o que são e por são tão importantes.
Segundo o Sebrae entenda o que é uma startup “Startup é um grupo de pessoas que, em condições de extrema incerteza, trabalha á procura de um modelo de negócio que seja repetível e escalável”.
Ou seja, repetível, que é apto a entregar o mesmo produto ou serviço em grande escala e ao mesmo tempo escalável, capaz de aumentar receita, mas com custos aumentando em um ritmo lento.
Para se ter uma Startup assim como qualquer outra empresa, você precisa do espírito empreendedor, que seja, corajoso, forte e não desistir no primeiro obstáculo.
Ter autonomia, dedicação e principalmente disposição de se arriscar.