Uma pessoa egocêntrica pode ser vista como aquela que acredita “ser o centro das atenções”, tanto para as questões positivas, quanto para as negativas. Ela tem em mente que todas as coisas são feitas pensando nela, além de acreditar ser a mais “correta” dentre as demais.
Uma pessoa egocêntrica também tem muita dificuldade para aceitar a opinião e sugestão alheia, pois ela acha que é a mais inteligente e correta de todas.
Por isso, trabalhar em equipe com uma pessoa com esse nível de narcisismo tende a ser bem complicado.
A seguir, portanto, vamos discutir um pouco mais sobre o tema e, para finalizar este texto, listamos algumas considerações que podem lhe ajudar a lidar com isso. Continue lendo.
Como uma pessoa egocêntrica pode ser prejudicial na equipe de trabalho?
No trabalho em equipe é bastante comum ter divergência de opiniões e ideias. Afinal, cada pessoa é única e vive a sua própria verdade e realidade, e isso pode impactar na hora de atuar no trabalho.
Porém, quando há uma pessoa muito egocêntrica em uma equipe, a tendência é que a opinião dos demais seja constantemente desclassificada. É como se apenas o egocêntrico estivesse certo e todas as coisas que ele quer devem ser feitas o quanto antes.
Isso pode provocar um grande desconforto em todo o time, afinal, quem é que gosta de ter a opinião completamente ignorada, não é mesmo?
Além disso, o egocêntrico pode forçar o time a seguir caminhos que, mesmo claramente ruins, são os escolhidos pelo fato de o narcisista, simplesmente, querer…
O problema pode se tornar ainda maior quando essa pessoa egocêntrica é o próprio chefe. Até porque com os colegas de trabalho é possível ter uma proximidade mais pessoal, mas, com o chefe o problema pode ser ainda mais intenso.
Aqui, todo o grupo de liderados pode se sentir “forçado” a tomar ações nada positivas. E ainda, quando o resultado ruim – e esperado – acontece, quem leva a culpa é a equipe! E, no contrário, quando o resultado bom acontece, o egocêntrico tende a pegar todo o crédito para si.
Como lidar com isso?
Lidar com uma pessoa egocêntrica no trabalho não é fácil, mas também não é impossível.
O primeiro ponto que devemos avaliar é a nossa relação com a pessoa. Lembre-se de que discutir e querer estar certo apenas lhe coloca lado a lado com o egocêntrico. Por isso, algumas medidas podem ser úteis nesse caso, mas sem forçar a barra para ninguém:
- Crie mecanismos democráticos, pois eles tendem a ser uma excelente alternativa. Por exemplo, se a sua equipe precisa tomar decisões importantes, e o grupo está dividido, convoque uma votação para decidir qual caminho seguir.
- Converse de maneira franca com a pessoa. Mas não seja do tipo que “xinga”, ok? Tente ser mais tranquilo quando for conversar com uma pessoa egocêntrica e apresente o seu desconforto.
- Nunca deixe que o egocêntrico anule o senso que você tem de moral e ética, por exemplo. Você não precisa aceitar tudo!
- Em casos extremos, cogite levar a situação ao RH da empresa. Isso pode ajudar. 😉