À medida que a franchising floresceu no Brasil, cada vez mais investidores têm se voltado para a transferência dos direitos de franquia para obter sólidos retornos financeiros. Isso ocorre quando um franqueado quer sair de uma unidade franqueada que já está em funcionamento, abrindo caminho para um novo empresário entrar no mercado de franquias. Por isso que hoje, indicaremos o que é repasse de unidade franqueada e como fazer.
O que exatamente é, um repasse de unidade franqueada?
Os contratos de franquia são normalmente a médio ou longo prazo, porque ambas as partes têm interesse em ver o relacionamento bem-sucedido e colher recompensas financeiras.
A franqueadora quer retorno financeiro pela ajuda que dá ao franqueado, bem como a expansão da rede do franqueado. Por outro lado, este elabora uma estratégia para se tornar dono uma franquia e obter lucro.
No entanto, esse relacionamento pode ser prejudicado por uma série de fatores, obrigando o investidor a desistir do negócio. O franqueado pode decidir parar a sua franquia por questões pessoais, saúde ou relacionados à localização.
Para corrigir este problema é que existe o repasse de unidade franqueada. No entanto, embora um repasse de unidade franqueada seja muito semelhante à venda de um negócio operacional, existem algumas diferenças importantes que precisam ser consideradas.
O envolvimento e a aprovação do franqueador é a principal diferença entre vender uma franquia e vender um negócio operacional. Por fim, o franqueado e o franqueador devem honrar um contrato previamente estabelecido.
Como fazer um repasse de unidade franqueada?
Como cada franqueado aborda esta questão de forma diferente, não há uma resposta única. No entanto, o contrato de franquia é a principal fonte de onde pode obter essas informações.
Os contratos são normalmente possuem a negociação com um único franqueado que a escolha é feita a dedo e o treinamento pelo franqueador. Este instrumento legal não permite a transferência automática do negócio, e desta forma, o franqueador precisa aceitar o “novo” franqueado.
Lendo o contrato por alto, pode levar alguém a acreditar que um repasse não é permitido, mas se perguntar diretamente ao franqueador quase sempre esclarece qualquer confusão. Pelo simples fato de que a violação de certos contratos pode resultar na imposição de penalidades.
Além disso, o franqueador deve avaliar e aprovar o novo candidato antes que ele possa iniciar as operações da marca. O franqueador pode exigir que o novo franqueado pague uma taxa inicial e passe por treinamento especializado antes de poder administrar o negócio.
A importância dessa prática e a solução que ela oferece para a franchising não pode ser exagerada, seja você o proprietário de um local de franquia existente ou um novo em potencial. Assim, compilamos algumas dicas úteis para qualquer pessoa interessada em contribuir com o processo de repasse de franquia.
1ª Dica: Estude o Contrato de Franquia
Deve analisar contrato de franquia assinado com o franqueador de forma específica. Desta forma, veja se há uma cláusula sobre a revenda de uma franquia. Se você sentir que precisa, consulte especialistas para descobrir o que implicaria a venda de seu negócio.
2ª Dica: Antes de iniciar o processo de repasse de unidade franqueada, mantenha diálogo com o franqueador
O franqueador precisa saber do seu interesse em repassar a unidade franqueada, e uma boa conversa, pode ser fundamental para que tudo ocorra da melhor forma.
Assim, o processo de repasse pode ter o gerenciamento por ambos: franqueado e franqueador. Ou seja, o “novo” franqueado, ao assumir a unidade franqueada, terá clareza de que está fazendo o negócio acertado, e tudo legitimamente acordado. Principalmente se o franqueador exigir uma taxa de repasse e treinamento especializado.
3ª Dica: Planeje antecipadamente
Realizar um repasse de unidade franqueada sem realizar um planejamento, tem muita probabilidade de incorrer em erros, que muitas vezes, resultam em ações judiciais.
Por isso, planeje com antecedência, prepare toda a documentação necessária, converse com o franqueador, e deixe tudo pronto. Afinal, um potencial parceiro de negócios pode aparecer inesperadamente, e você tem condições de negociar de forma clara e objetiva.
Além disso, o planejamento permite que as partes envolvidas na transação façam uma análise minuciosa dos dados da empresa antes de fechar o negócio.
4ª Dica: Faça uma captação de interessados
Existem muitas empresas especializadas em repasse de unidades franqueadas que você pode entrar em contato. Além disso, essas empresas podem entrar em contato com potenciais investidores brasileiros e anunciar a transferência de sua franquia.
O segredo é sempre manter uma boa comunicação com o franqueador, se organizar para realizar o repasse, e divulgar o interesse de repasse da unidade franqueada.