Você sabe o que é recurso na prova de concurso? Em resumo, esse método é usado pelos candidatos que se sentem prejudicados na aplicação da prova. Então, se você tem dúvidas sobre como elaborar um recurso, saiba que muitos concurseiros também possuem essa incerteza.
As bancas são as responsáveis por organizar os concursos. No entanto, mesmo com todo cuidado e atenção para deixar tudo da maneira mais correta, ainda é possível que haja algum equívoco na interpretação.
Portanto, se na hora de realizar a prova o candidato se sentir prejudicado por um erro da banca é possível elaborar um recurso. Entretanto, é preciso se atentar aos prazos para o pedido.
Por isso, continue com a gente até o final para saber todos os detalhes sobre recurso em provas de concurso e como fazer um.
Para quem vai fazer um concurso ou para aqueles que já fizeram as provas, sabem a pontuação é um fator determinante para obter a aprovação. Por isso, muitas pessoas entram com o pedido de recurso.
Por incrível que pareça o uso desse método é cada vez mais comum. Supondo, podemos dizer que a cada 30 alunos aprovados, 10 conseguiram através do recurso administrativo, por exemplo.
Ainda, é válido dizer que um recurso bem elaborado pode mudar a realidade do candidato. Pois, se os argumentos apresentados tiverem fundamentos, é possível ganhar o processo e continuar na disputa pela vaga.
Mas atenção, há um prazo para recorrer ao recurso administrativo que, em geral, é de 48h. Além disso, o pedido normalmente é feito pela internet, por meio de um formulário disponibilizado na página oficial da banca organizadora do seu concurso.
Em primeiro lugar, podemos dizer que para se preparar para um concurso público, o candidato deve manter uma rotina árdua de estudos para obter um bom resultado nas provas.
Assim será mais fácil identificar possíveis erros nas provas. Afinal, com tanto conhecimento em mente, dificilmente uma resposta ou palavra errada, por exemplo, irá passar despercebido.
Pois, um dos principais motivos para fazer um recurso costuma ser de erro em questões. Exemplificando, um erro que pode estar na estrutura como a troca da letra na alternativa correta. Assim como, a elaboração da pergunta pode causar confusão na resposta. Por último, outro erro é a questão ter duas ou nenhuma alternativa correta.
Como já dissemos anteriormente, a banca costuma ser muito precisa e cuidadosa na elaboração do material. Porém, nos testes de aptidão física é muito comum o candidato se sentir prejudicado em vários aspectos.
Estes testes costumam exigir força e bom condicionamento físico. No entanto, em alguns casos a aplicação de testes desproporcionais podem ocorrer. Seja pela exigência de um índice muito alto ou número exagerado de repetições em um exercício, por exemplo.
Nesses casos, se o candidato se sentir prejudicado, é possível entrar com o pedido de recurso para reverter o caso. Afinal, a aplicação de igualdade das condições deve valer para todos os participantes.
Aliás, estes tipos de testes estão presentes nos concursos que exigem esforço físico do profissional, como bombeiros e policiais. Vale dizer que a sua publicação consta nos editais.
Caso esses testes venham a ser exigidos em concursos que não necessitam dessa formação, como juiz e analista, por exemplo, é possível também pedir um recurso.
São vários motivos que podem levar o candidato a fazer o pedido de um recurso. Porém, vale a pena ressaltar que para garantir uma boa aceitação, o recurso deve ser bem elaborado.
Não é simplesmente mostrar para as autoridades que você está certo. Na verdade, é preciso demonstrar a ilegalidade cometida através de um bom embasamento.
Por isso, a melhor dica para você obter bons resultados é ser objetivo e claro nos seus argumentos. Ou seja, não invente erros e nem narre os fatos com suas palavras, antes de fazer o pedido procure comprovar que você está certo.
Outra forma de elaborar um bom recurso é sendo formal e respeitoso. Assim, não se esqueça que a educação é a base de um bom profissional. Por isso, use uma linguagem formal e clara, não se esqueça que está tendo a oportunidade de reverter uma situação.
Agora que você já sabe o que é recurso e como elaborar um, é só prestar muita atenção nas provas e se sentir necessidade de usá-lo basta seguir nossas dicas.