O que é recommerce e como investir nesse nicho

O que é recommerce e como investir nesse nicho

Confira mais sobre essa nova modalidade de comercialização

Mais uma palavra nova que precisamos estar atentos: recommerce, pois é a mais nova tendência de mercado. Além disso, tem grandes chances de se tornar altamente lucrativa, uma vez que não é modismo. E sim, uma nova maneira de vender. Por isso que hoje, nós falaremos sobre o que é recommerce e como investir neste nicho.

Aliás, este formato de vendas se volta para a sustentabilidade envolvendo pessoas e empresas, e assim, ganhou espaço no mercado. Em suma, as pessoas estão valorizando muito as questões ambientais e evitando o consumo exagerado.

O que é o recommerce?

A palavra recommerce significa, a comercialização de produtos usados. A propósito, que também é conhecido como e-commerce de revenda ou comércio reverso.

Um exemplo clássico deste tipo de comercialização ocorre nos brechós, que atualmente, favorecem a compra de produtos de marca por preços mais acessíveis.

Assim, o recommerce pode atuar em vários segmentos de mercado, e como o produto já foi comercializado, ou seja, é de 2ª mão, tem a vantagem de possuir preços mais baratos, mas ainda manter a alta qualidade do produto.

Esta forma de comercialização tende a ser tendência de mercado, e não somente um modismo. Uma vez que, muitas vezes, um produto de boa qualidade tem preços muito altos, o que se torna inacessível para uma grande parte da população.

O que é recommerce e como investir nesse nicho
O que é recommerce e como investir nesse nicho. Foto: Canva Pro

Como investir no nicho de recommerce?

Este nicho de negócio, tem como grande aliada a internet. Seja utilizando as redes sociais, os marketplaces e plataformas próprias para realizar o recommerce.

Aliás, existem atualmente empreendedores mais arrojados, que investiram inclusive no desenvolvimento de aplicativos específicos para o negócio, em conjunto com sites personalizados para revender produtos.

Mas, existem algumas recomendações para que o seu recommerce comece direito e tenha chances de obter sucesso. Então, são elas:

1ª: Realize investimentos em uma plataforma completa para a empresa

A palavra e-commerce se refere às vendas realizadas de maneira online. Como explicamos anteriormente, o recommerce, é a comercialização de produtos usados também de maneira online.

Da mesma maneira que uma loja virtual, é preciso encantar o cliente. Para isso, ofereça um atendimento diferenciado, e desta forma, terá um consumidor fidelizado. Para tanto, se torna necessário:

  • Oferecer diferentes formas de pagamento, bem como parcelamentos;
  • Saber quem é o seu público-alvo;
  • Procurar desenvolver uma estratégia de marketing eficaz;
  • Ter um atendimento personalizado;
  • Investir em uma logística de entrega que seja rápida e eficiente.

Neste momento, vale todas as estratégias já existentes nas lojas virtuais. Uma vez que este tipo de comercialização, só modifica a sua forma de atuação.

Mas, não esqueça:

É preciso realizar investimentos na segurança dos dados pessoais dos clientes, pois a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) existe. A propósito, está de olho nas empresas que não seguem as suas determinações.

2ª: Ofereça segurança e garantia nos produtos comercializados

Não é porque o seu produto já está usado, que o cliente tem que aceitar qualquer coisa. Seja transparente. Isto é, indique que os produtos são usados ou seminovos, assim, você evitará problemas sérios com a venda de produtos falsos ou enganosos.

Portanto, o cliente precisa saber que o produto é de 2ª mão, se existe algum defeito (de preferência, se possível faça os consertos necessários), e é por esta razão, que pagará mais barato.

Caso contrário, você pode ter sérios problemas com a justiça, por comercializar produtos que não são novos e enganando os clientes.

3ª: Procure ter bons fornecedores, e desta forma, garantir a qualidade dos produtos

Tenha clareza de que, mesmo que a comercialização é de produtos usados, eles precisam estar em pleno funcionamento. Assim como, que tenham qualidade suficiente para fazer o cliente comprar o seu, em vez de comprar produtos novos.

Assim, na compra dos produtos para revenda se certifique da origem. Ou seja, adquira de fornecedores confiáveis e certifique-se que os produtos não contêm avarias. Em caso de produtos eletrônicos, o ideal é que passe por uma revisão, para ver se está funcionando direito, bem como, se estão em condições de revenda.

Se você optar pela revenda utilizando os marketplaces, a própria plataforma oferece garantia de recebimento do produto de volta, em caso de não funcionamento ou que não esteja de agrado do cliente.

4ª: Crie estratégias para divulgar os seus produtos

Utilizando a estratégia de preço baixo e produtos de marca conhecida, é possível criar estratégias excelentes para os seus produtos. Para tanto, é preciso saber, quem será o seu público-alvo, e investir nos locais em que eles estão: redes sociais, sites, aplicativos, entre outras formas de estratégias.

Agora que você sabe o que é recommerce, e como investir neste nicho, repense as suas formas de ver os produtos. Desse modo, e invista nessa modalidade. Pois, esta atitude pode ser altamente lucrativa.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?