O que é inbound marketing? Como aplicar na franquia?
Veja como utilizar essa ferramenta em seu negócio
Você sabe o que é inbound marketing? Tem ideia de como a sua franquia pode se beneficiar dele? Hoje, nós vamos responder estas perguntas para você e tirar todas as suas dúvidas a respeito, por isso, fique conosco até o final!
O que é o inbound marketing?
Este termo inglês significa, “marketing de atração” e é uma estratégia onde os seus clientes são atraídos até a sua empresa, através da mensagem que você passa para eles. Para tanto, comunique sempre de forma persuasiva para gerar a curiosidade do seu cliente em ir até a empresa e constatar se tudo o que é prometido, realmente ocorre.
Dessa forma, você consegue criar um relacionamento com o cliente que pode gerar fidelidade.
Como surgiu o inbound marketing?
O inbound marketing está sendo usado por profissionais de marketing há muito tempo e de maneira totalmente inconsciente. Isso ocorre através da geração de conexões, oferta de conteúdos significativos, de publicações voltadas para o cliente em potencial e, principalmente, utilizando a publicidade do marketing digital.
Brian Halligan, da empresa Hubspot, foi o primeiro a usar este termo, mas suas premissas estão embasadas nos estudos de Seth Godin, chamado marketing da permissão.
Com a disseminação da internet, o consumidor tem a possibilidade de escolher tudo o que quer comprar. Por isso é preciso conquistar o cliente oferecendo exatamente o que ele quer.
Assim, o inbound marketing funciona como se fosse um ímã, atraindo interessados a partir das publicações que têm acesso.
Como funciona o inbound marketing?
Para entender como tudo isso realmente acontece, é preciso saber que o inbound marketing atinge diretamente quatro processos de operações:
- Atração: para chamar a atenção do cliente, você precisa ter tráfego com qualidade em seus canais digitais. Assim, fará com que as pessoas se tornem frequentes visitantes a partir de conteúdos significativos.
- Conversão: é a atração de meros visitantes, convertendo-os em oportunidades reais de vendas.
- Vendas: após a conversão, é preciso constatar o momento certo da realização da venda.
- Encantamento: ocorre após a venda, onde o cliente constata que a promessa de venda se torna realidade e vê que tudo atendeu às suas necessidades. Assim, o consumidor se torna um divulgador de sua marca e acaba atraindo novos clientes para sua empresa.
Quais são as vantagens do inbound marketing para a sua franquia?
É normal que as franquias invistam em desenvolvimento de marketing para atingir pessoas em massa, sendo que elas são de alto custo e quase impossíveis de constatar os resultados.
Com isso em mente, sabe-se que utilizar o inbound marketing nas franquias apresenta várias vantagens. Sendo que as principais:
Ações de marketing de baixo custo
Se comparada às ações de marketing para atingir grandes massas, o inbound marketing possui menor custo, o que diminui os investimentos iniciais dos franqueados.
Apresentam maneiras de medir o retorno do investimento
Com a possibilidade de oferecer métricas de mensuração, é possível perceber quais são as ações de marketing que mais trazem retorno e sucesso para a franquia.
Assim, a mensuração é importante para reduzir as margens de erro e desperdício de dinheiro realizando campanhas de marketing que não são eficazes. Além disso, é necessário otimizar os processos que realmente apresentam resultados positivos.
Pode ser direcionada para o público-alvo de forma assertiva
As ações de inbound marketing são direcionadas para um público-alvo específico. Isso permite que possa traçar objetivos, perfis e áreas de interesse para atingir diretamente o alvo.
É possível traçar direcionamentos para atrair leads significativos
Para que isso de fato aconteça, é preciso que sejam direcionadas ações de comunicação e segmentação de forma a qualificar os leads e, assim, seguir as etapas de funcionamento do inbound marketing.
É possível reduzir o ciclo de vendas
É inegável que um bom trabalho utilizando inbound marketing para franquias torna possível atingir um público específico e com interesse legítimo pela sua marca. Assim, é viável estabelecer relações com os clientes de confiança, reduzindo o seu ciclo de vendas. A comercialização continua, mas para pessoas que já conhecem o seu serviço e gostaram tanto que voltam para comprar ainda mais!
Para finalizar, no post de hoje foi possível perceber que, ao utilizar os princípios do inbound marketing nas franquias, é possível atrair mais clientes, voltando o foco para o caso de franqueados. Aplicando esses conhecimentos será mais fácil de se estabelecer parcerias duradouras. Assim, lembre sempre que o que interessa é fidelizar os seus franqueados de forma a atingir as suas metas de expansão da franquia. E, por outro lado, a sua marca irá se expandir no mercado!