Antes de tudo, customer success, ou sucesso do cliente, é uma técnica corporativa que proporciona uma garantia de alto desempenho dos clientes, sendo que os resultados advêm de interações com a sua empresa. Saiba hoje o que é customer success e veja como implementar em sua franquia agora mesmo para obter melhores resultados.
Primeiramente, sabe-se que o objetivo de todo negócio é fazer com que a clientela tenha todo o sucesso ao usufruir dessa metodologia, que é proporcionada através da realização das suas metas. Assim, confira como isso funciona na prática:
O que é customer success
Depois que se sabe a tradução, se sabe que o sucesso do cliente vem ao alcançar suas metas por meio de quesitos que são cuidados pela sua empresa. Por isso, conhecendo os dois pilares do CS (Customer Success), ou seja, a interação e os resultados, podemos partir para uma compreensão mais objetiva do que é esse tipo de serviço.
Muitas pessoas acabam confundindo o CS com o sucesso do atendimento de uma empresa, mas, vale lembrar que se um cliente aprende a realizar algum serviço ensinado pela seu negócio, isso não quer dizer que o Customer Success foi alcançado.
Não há dúvidas que o sucesso do cliente, ao adquirir seu produto ou serviço, depende de tudo que ele encontrar no caminho até fechar a compra. Portanto, cuidar do CS do seu negócio é algo bastante amplo. O motivo? Pode mudar toda a cultura de uma empresa durante os próximos anos de atuação!
Assim, saiba mais sobre o que é customer success e confira como implementar em sua franquia.
Como implementar customer success?
Veja abaixo as nossas dicas mais importantes para que a sua franquia comece a se espalhar pelo Brasil de forma consistente.
Captação do cliente é essencial
Em primeiro lugar, a captação do cliente é fundamental para implementar o customer success. Afinal, encontrar quem pode pagar pelo seu produto ou serviço é fácil, mas isso não configura um cliente em potencial.
Logo, não adianta disparar e-mails para todos os cantos esperando encontrar potenciais clientes aleatórios em todo o Brasil. É preciso, primeiro, ter em mente que o seu consumidor ideal, é aquele que pode ter sucesso com o serviço oferecido pela empresa.
Dessa forma, quem vende um produto que não atende às necessidades da empresas grandes não deve procurar essas instituições para negociar.
Assim sendo, é fundamental que você encontre o seu público-alvo de acordo com dados de vendas disponíveis nas grandes redes de varejo. Só assim será possível focar nas dores da sua buyer persona. Ao encontrar a solução para os problemas dela, as chances de melhorar a negociação são bem maiores.
Seja mais consultor do que vendedor
Foque o processo de vendas no sucesso do cliente, pois, só assim, o crescimento do negócio acontece de forma saudável.
Sendo assim, entender que se um cliente que não tem potencial para ter sucesso deve ser eliminado de sua lista é essencial. Essa atitude é útil para quem busca implementar customer success em uma franquia. Isso porque, um cliente sem potencial pode trazer um churn (cancelamento do serviço) no futuro.
Para garantir que isso não aconteça, saiba que é preciso investir em discursos de marketing e vendas que atinjam um processo de respeito pela sua marca pelos clientes certos.
Pense na pós-venda
A pós-venda é o chamado atendimento ao cliente que, infelizmente, ainda é um dos maiores motivos de criticas em sites como o Reclame Aqui.
Ao colocar em prática o customer success em sua franquia, saiba que é preciso ter um setor com profissionais especializados em melhorar a experiência do cliente também depois da venda ser realizada. Receber o pagamento pelo serviço não é o fim do trajeto!
Por exemplo, o onboarding do cliente é essencial para essa mudança de cultura, visto que essa fase consiste na troca de informações sobre o cliente e o processo de vendas para quem vai cuidar dessas pessoas durante a pós-venda.
Ademais, o ongoing também é uma prática essencial para melhorar a pós-venda. Afinal, o cliente sabe como a empresa funciona e já conhece o onboarding.
Dessa forma, cabe ao profissional garantir o bom andamento do processo. Isso vale não apenas por meio da consulta ao cliente, mas para alcançar o resultado que o comprador deseja dessa franquia.
Agora você já entendeu como implementar o customer success em sua franquia! Assim, basta aplicar na prática para notar a melhoria nos resultados de agora em diante.
Por fim, aplique seu conhecimentos e alie tudo ao seu espírito empreendedor para que o sucesso dos clientes também seja um reflexo das boas práticas no seu empreendimento! Boa sorte nesta nova caminhada!