O que é cota de franquia? Veja como investir

O que é cota de franquia? Veja como investir

Saiba tudo sobre esse modelo de negócio antes de fazer seu investimento

Você sabe o que é cota de franquia? Hoje vamos te dar detalhes e informações sobre essa forma de aplicar seu dinheiro de forma mais estável.

O mercado de franquia é uma excelente opção para quem deseja realizar um investimento seguro e confiável. O retorno da aplicação do capital é garantido. Além disso, normalmente possui bons prazos e está associado com um bom suporte oferecido pelas franqueadoras para a implantação e gestão da unidade.

Entretanto, esse tipo de investimento não é o único que existe. As cotas de franquia também são um modelo de empreendimento já testado e possuem uma boa garantia de restituição monetária. 

É uma forma mais barata para empreender, pois os valores são sempre menores quando comparados a compra de uma unidade da franqueadora. Mas isso não quer dizer que o retorno não compensa, na verdade, ele vai estar de acordo com o quanto você irá investir na franquia em questão. 

Lembrando que, todos os critérios de avaliação para a escolha de uma franquia, também devem ser aplicados nesse caso, já que também vão influenciar nos seus resultados finais.  

Tudo sobre cota de franquia -- Reprodução Canva
Tudo sobre cota de franquia — Reprodução Canva

O que é cota de franquia? 

As cotas de franquias são partes do negócio, capitalizadas pela franqueadora e oferecidas para os investidores em potencial do mercado. Com isso, essa modalidade funciona como ações empresariais que são oferecidas com o intuito de expandir a franquia. 

Com isso, o empreendedor se torna dono de uma parcela do negócio e passa a receber uma quantia referente ao percentual da sua parte em relação a toda a empresa.

A cota de franquia não permite que você participe da administração do negócio ou tenha posse de qualquer unidade, como funcionaria com o investimento comum. O negócio será exclusivo para capital e você, enquanto franqueado, vai ter que gerir a parte comprada, seja admitido na franquia, ou pela própria franqueadora, sem ter realmente uma associação direta com o investidor. 

A Associação Brasileira de Franchising (ABF) não reconhece as cotas de franquia, já que esse modelo não está incluso e nem regulamentado na Lei de Franquia, que é a lei nº 13.966/19. Essa, inclusive, é uma desvantagem desse modelo.

Como investir em cotas de franquia?

Primeiramente, você deve pesquisar e se inteirar das franquias que oferecem esse tipo de modalidade. 

Exatamente por não ter nenhum tipo de regulamentação, não são todas as empresas que optam por esse modelo de negócio e, inclusive, por isso, você deve ter muito mais atenção no momento da sua escolha.

Depois, você deve entrar em contato com a franquia escolhida. Normalmente é possível fazer no próprio site de cada uma. Assim, haverá um espaço para a expressão do seu interesse e, após isso, é só aguardar a resposta em um período pré-determinado. Em seguida, haverá uma mensagem de retorno com a apresentação de uma proposta.

Não existe um capital específico para investir em cotas de franquias, pois se trata de um valor específico que a franqueadora determina. O investimento vai depender do tipo de negócio e do tamanho da franquia que você escolher. Se for uma de grande reconhecimento e com uma boa consolidação no mercado, o valor mínimo da cota será um tanto maior quando comparado a uma de pequeno porte.

Se o seu capital for baixo, você pode optar por microfranquias, que são menores, com investimentos iniciais bem delimitados e, por isso, detentoras de cotas mais baratas.

Vantagens do sistema de cotas de franquias

A principal vantagem desse modelo é a sua viabilidade para o investimento de um capital mais baixo. Assim, ele oferece oportunidade para a atuação de pequenos empreendedores e também opções para um grande investidor comprar cotas maiores ou investir em cotas de diferentes franquias.

Outra vantagem é que, normalmente, você tem um retorno mais rápido e, além disso, também alcança seus objetivos de modo promissor. Lembre que, o seu investimento, não depende de uma unidade específica. Sendo assim, precisa ser apenas parte do percentual de ganho da franquia para receber sua parte. Afinal, você estará apropriado de um pequeno percentual dos lucros da empresa.

Além disso, um ponto interessante é que o empreendedor não precisa ter habilidades ou conhecimento na área para realizar o investimento. Você não precisa gerir, mas ter experiência é fundamental. Assim, você pode exercer suas competências em outros exercícios de trabalho enquanto apenas aguarda o retorno financeiro das cotas de franquia.

Você já sabia da existência desse modelo de negócio? A cota de franquia pode ser uma alternativa muito interessante para quem busca novos investimentos!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.