A diminuição da oferta de terrenos, principalmente nos bairros melhores referenciados das grandes cidades, resultou em um aumento exorbitante do valor do metro quadrado. A consequência direta desse processo foi a busca sobre o que é coliving, um novo conceito de mercado.
A ideia principal se refere à moradia compartilhada e já ganhou espaço em outras regiões do mundo, como Reino Unido e Estados Unidos, que fizeram a adesão como uma solução viável para resolver o problema da falta de imóveis residenciais.
Em geral, as pessoas que compartilham os cômodos são do mesmo grupo urbano e possuem as mesmas visões de mundo e de ideais. Entretanto, isso não é uma regra, mas facilita bastante a convivência.
Assim, as áreas comuns da casa, como sala de estar, banheiros, cozinha, entre outros, são utilizadas em conjunto. Na maior parte dos casos, algumas normas são estabelecidas, principalmente no que diz respeito a tarefas domésticas, com o intuito de evitar futuros desentendimentos.
Por norma, essas casas ficam localizadas em grandes centros e, em geral, são consideradas de uma classe mais alta, exatamente por conta do preço do metro quadrado. Logo, o comércio, como supermercados e farmácias, e/ou as áreas de lazer, como praias e museus, se situam em uma região próxima.
Por isso, cada vez mais as pessoas estão optando por esse modelo de vivência. O resultado direto é o aumento da demanda, da competitividade e da rentabilidade para esse setor do mercado financeiro, constituindo um excelente alvo de investimento.
Uma marca pioneira no segmento é a Yuca, uma empresa especializada no que é coliving e na disponibilização de espaços compartilhados. O seu foco é primordialmente econômico para os seus clientes, ou seja, a Yuca tem como missão ajudar as pessoas de São Paulo a viverem mais confortavelmente.
Obviamente, associado a um valor mais acessível para os interessados. Assim, para investir no ramo, é preciso ter noções de público alvo, de concorrência e de viabilidade para o negócio.
O ideal, nesse contexto, é realizar o investimento imobiliário de renda passiva, ainda mais após a redução do SELIC no ano passado.
Após descobrir o que é coliving, investir é a parte mais interessante. O pré-requisito principal é o gestor de operação profissional, que faz a administração de ativos residenciais para renda e oferece o seu mapeamento para o mercado.
O empreendedor interessado agirá como se estivesse em um fundo imobiliário, mas a real dinâmica estrutural corresponde a um conglomerado de imóveis já disponíveis para serem alugados.
Isso porque o gestor de operação oferece já possui um portfólio de ativos diversificados, com custo benefício, bem avaliados e com perspectivas de valorização. Assim, o papel de empresário é, em suma, apenas aplicar o quantitativo financeiro.
O nome técnico desse tipo de aplicação monetária é Real Estate, o qual é uma modalidade de transações, as quais possuem o único fim de maximizar os lucros por parte de todos os envolvidos.
Na prática, o gestor faz um melhoramento do local, por meio de reformas e adaptação do ambiente para os futuros locatários. O processo, então, é quem realiza a real valorização do lugar.
Com isso, basicamente, o investidor receberá o capital direto do aluguel vindo exatamente dos residenciais situados no conglomerado adquirido conjuntamente.
São inúmeros benefícios, identificados depois que todos sabem o que é coliving e como investir no ramo, sendo que estes não se resumem apenas ao fator financeiro.
Essa vantagem está diretamente relacionada com a valorização crescente dos terrenos, pois a cada ano, a tendência é aumentar o preço do metro quadrado.
Sendo assim, mesmo que o imóvel não esteja alugado, ele continua com um valor real de mercado.
Ainda, como o produto é uma residência, ele acaba por ficar protegido da inflação, permitindo uma segurança da quantia aportada inicialmente.
Esse benefício se refere especificamente à garantia de recebimentos mensais, o que faz com que o faturamento continue girando. O que ocorre é que os próprios dividendos podem se alternar, gerando um recebimento contínuo dos mesmos.