A necessidade de automação de processos está se tornando cada vez mais emergente entre as empresas. A demanda por produtividade vem aumentando dia após dia e, por consequência, exigindo uma velocidade maior para com a finalização de serviços.
É equivocado pensar que esse termo está restrito à ideia de que a mão de obra humana será toda e completamente substituída pela máquina, gerando desemprego em massa. Na verdade, o que se faz é apenas uma introdução da tecnologia no ambiente de trabalho, com o intuito de melhorar a sua eficiência.
O que é automação de processos?
Já respondendo a primeira pergunta, pode ser definida como o uso de sistemas e de integração de dados para automatizar atividades, antes realizadas de maneira manual, para ganhar mais produtividade e valoração para a mercadoria.
Em geral, a automação de processos ocorre com a introdução de dispositivos mecânicos ou inteligência artificial para administrar, de modo autônomo, algum equipamento. A sua utilidade pode ser voltada tanto para algumas frentes do negócio quanto para apenas uma função específica.
Importância dessa atualização
A principal vantagem que a torna relevante é a permanência da competitividade do empreendimento no mercado, visto que muitos dos concorrentes já estão investindo bastante em tecnologia. Juntamente, há uma redução na quantidade de erros de operação, o que também contribui para a sua reputação.
Ainda, a automação de processos é importante por proporcionar mais tempo e flexibilidade aos profissionais. Ponto interessante para que estes possam se dedicar às estratégias que possam permitir sua expansão e maior rentabilidade.
Tipos e modelos
Existem vários moldes de sistemas para que a automatização aconteça adequadamente. Alguns são mais específicos para determinadas funções do que outros, então é preciso saber escolher.
Scripts
São instruções pré-escritas que levam ao funcionamento do equipamento como se o próprio estivesse seguindo um roteiro.
RPA (Robotic Process Automation)
É o uso de softwares robóticos que integra a execução de tarefas repetidas e acelera o resultado, por exemplo, de uma indústria.
URA (Unidade de Resposta Audível)
É uma ferramenta que possui capacidade de responder perguntas por via do áudio. A sua utilidade está muito em serviços de telecomunicações no intuito de acelerar o atendimento ao consumidor.
Chatbots
São programas de interação que estabelecem um contato escrito com o cliente via chat e em tempo real. A conversa costuma ser personalizada e pode ocorrer tanto em redes sociais quanto na plataforma da própria empresa.
BPMS (Business Process Management Systems)
É uma ferramenta que permite a automação de processos pelo gerenciamento de dados, seja para criar, executar, interpretar ou quaisquer outras funções relacionadas.
Como a automação de processos pode auxiliar a sua empresa
Produtividade
Como já dito, a consequência primária dessa aquisição é o aumento da produtividade, visto que há um aumento considerável da quantidade de mercadorias em um intervalo de tempo mais curto.
Para a equipe, a novidade pode evitar uma sobrecarga de trabalho, fator que pode contribuir para uma má qualidade de serviços, prejudicando a reputação de uma determinada unidade, por exemplo.
Integração de banco de dados
Outro benefício já comentado é exatamente a construção de um sistema integrado que possa comportar todas as informações e funções relevantes para as atividades diárias.
Além disso, esse banco de dados permite que a inteligência artificial interprete e facilite a tomada de decisão dos gestores. Com isso, até mesmo os indicadores financeiros podem ser avaliados, evidenciando questões deficitárias que precisam ser melhoradas.
Padronização
Para mais, a padronização da produção é um elemento essencial para a administração de grandes negócios. A rentabilidade, por norma, aumenta, principalmente quando há testes prévios referentes às estratégias que estão sendo adotadas.
Dessa maneira, também se torna mais fácil a capacitação profissional dos membros da equipe, de modo que todos conseguirão realizar funções por meio do sistema.
Monitoramento de desempenho
Uma das maiores dificuldades do gestor que não introduziu a automação de processos na empresa é acompanhar o desempenho do seu grupo. Afinal, não é possível ele estar em mais de um lugar em simultâneo.
Com o benefício, esse empreendedor pode verificar o andamento das atividades em tempo real e interferir de modo mais preciso no momento de alterar alguma dinâmica de determinado funcionário, por exemplo.